SC amplia conexões no Web Summit Lisboa e convida delegações internacionais para o Startup Summit 2026

ACATE e empresas associadas foram expositoras na maior conferência de tecnologia da Europa
acate 2

Santa Catarina foi um dos destaques do Pavilhão Brasil, no Web Summit Lisboa 2025, no início de novembro. A conferência global teve a participação da ACATE e de empresas associadas como expositoras, além de ter sido palco para o anúncio internacional da próxima edição do Startup Summit, que será realizado entre os dias 26 e 28 de agosto de 2026, em Florianópolis.

A ACATE, representada pelo Vice-Presidente de Integração, Cesar Griebeler, e o Diretor Executivo, Gabriel Sant’Ana, foi um dos hubs de inovação integrantes da missão organizada pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae. A delegação brasileira foi composta por cerca de 380 empresas, entre elas, mais de 20 catarinenses associadas à ACATE. Também participaram do evento lideranças de Polos Regionais e das Verticais de Negócios da ACATE.

“Estivemos representando nosso estado, levando tecnologia de SC para o mundo todo. Também foi uma experiência muito interessante para obtermos inspiração e conhecimento para os nossos eventos no Brasil, como o Startup Summit, e demais iniciativas”, relatou Gabriel Sant’Ana.

Durante o lançamento do Startup Summit 2026 na maior conferência de tecnologia da Europa, delegações internacionais foram convidadas para o evento brasileiro de empreendedorismo e inovação que se consolida entre os maiores da América Latina. 

“O Startup Summit nasceu em SC, mas tem vocação nacional e internacional. Queremos consolidar o evento como uma referência global para startups, posicionando o Brasil cada vez mais como um polo relevante de inovação e empreendedorismo”, destacou Luiza Pedroso, gestora do programa Startup SC.

Em 2025, o Startup Summit – que é realizado pela ACATE e o Sebrae Startups – reuniu cerca de 10 mil participantes, 1.000 startups, 200 investidores e delegações de mais de 20 países. A expectativa é que a próxima edição amplie esse alcance: a projeção é de que o evento receba cerca de 150 expositores, 250 fundos de investimento, e mais de 3.000 startups.

Diego Brites Ramos, presidente da ACATE, afirmou que o Startup Summit 2026 será mais uma oportunidade para reforçar o posicionamento de SC como referência nacional e global em inovação. “Nossa expectativa é ampliar ainda mais o impacto do evento, fortalecendo a conexão entre empreendedores, investidores, lideranças e poder público. Queremos entregar uma experiência que reflita o amadurecimento do setor de tecnologia e sua relevância para o desenvolvimento econômico do país.”

Alexandre Souza, Gerente de Inovação do Sebrae SC, acrescenta: “A projeção nacional que o ecossistema catarinense de startups alcançou nos últimos anos mostra que estamos no caminho certo para transformar o estado em uma referência global em tecnologia e empreendedorismo”, conclui.

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore