​​SENAI/SC vai ofertar 200 mil vagas gratuitas em cursos de IA e computação em nuvem

Capacitações fazem parte do AWS Treina Brasil, programa que pretende formar 1 milhão de pessoas no país até 2028

senaisc aws
Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC) vai oferecer 200 mil vagas gratuitas, até dezembro de 2026, em cursos online sobre fundamentos de computação em nuvem e inteligência artificial generativa. A iniciativa integra o AWS Treina Brasil, programa lançado pela Amazon Web Services (AWS) e parceiros para capacitar 1 milhão de estudantes, profissionais e empreendedores em todo o país até 2028.

Os cursos estarão disponíveis na plataforma AWS Treina Brasil – SENAI e poderão ser acessados sob demanda. O conteúdo abrange desde noções básicas até temas avançados, como aprendizado de máquina, inovação e transformação digital, com trilhas preparatórias para certificações da AWS. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão.

Segundo o diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, a parceria é estratégica para a indústria. Ao democratizar o acesso a tecnologias de ponta, ampliamos competências técnicas essenciais para profissionais e empresas de diferentes segmentos, afirma. O programa complementa outras ações de formação tecnológica da instituição, como o Cidade Mais Tec.

Além do SENAI/SC, participam do AWS Treina Brasil instituições como Refuturiza, Cartão de Todos, AllpFit, IBMEC, Alterdata, ETICE CE, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Santander e Santander X.

TREINAMENTO, O DESAFIO PARA A EMPREGABILIDADE

A demanda por qualificação em habilidades digitais acompanha mudanças aceleradas no mercado de trabalho. De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, áreas como IA e big data devem liderar a criação de novas funções nos próximos anos. Estudo da IDC aponta que 65% das empresas latino-americanas têm dificuldades para recrutar e reter profissionais com competências digitais.

Para enfrentar esse desafio, a AWS anunciou, em 2020, um compromisso global de treinar 29 milhões de pessoas em computação em nuvem até 2025. A meta foi superada já no início de 2024, com mais de 31 milhões de pessoas capacitadas em mais de 200 países e territórios.

Fonte: Redação SC Inova, com informações do SENAI/SC

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore