fbpx

Setor de vigilância epidemiológica alerta para cuidados com a água parada e riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Treze Tílias permanece sem registrar casos da doença, com atenção máxima para possibilidade de surgimento de larvas do inseto

dengue

O nome soa com estranheza Aedes aegypti: Mas o vetor da dengue, descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, como mosquito egípcio, é bem popular, quando o assunto é saúde pública.

Responsável pela propagação de doenças como a dengue, o zika vírus e a chikungunya, o inseto mais indesejado, segundo a Secretaria de Saúde de Treze Tílias, felizmente ainda não fez nenhuma vítima do vírus no município.

A informação é da Técnica de Vigilância Epidemiológica, Thais Arieli Salles e conforme a profissional, embora ninguém tenha sido positivado para a doença, o inseto na fase larvária, já foi localizado pelas armadilhas da equipe em pontos isolados.

Para manter Treze Tílias livre da ameaça da dengue, valem as dicas tradicionais, especialmente em períodos de chuva: Não deixar tampas e potes, ou até mesmo vasos com água parada, eliminar pneus e materiais que concentrem água no jardim, além de manter espaços verdes inspecionados.

A preocupação com a doença, que nesta época do ano costuma avançar apresentando elevado número de casos em algumas cidades brasileiras, levou o Ministério da Saúde a lançar uma campanha nas redes sociais, informando especialmente como as pessoas podem notar características em caso de infecção.

A primeira pista é identificar os principais sintomas da doença, como febre, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas avermelhadas no corpo.

Mesmo considerando um cenário seguro, com ausência de casos da doença em Treze Tílias, a orientação da Secretaria de Saúde é de que em caso sintomático, o paciente não espere os sintomas piorarem e procurem logo o atendimento na Unidade Básica de Saúde –(UBS), para diagnóstico e tratamento adequado.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Treze Tílias

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore