fbpx

Startup mobway é aprovada para desenvolver projeto com grandes empresas do setor automobilístico e com financiamento de R$ 3 milhões

Startup catarinense foi aprovada no programa de incentivo Rota 2030
 

A startup mobway, associada à ACATE de Florianópolis (SC), anunciou a sua aprovação no programa Rota do 2030, que promove o incentivo ao desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor automobilístico e é realizado pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta é a segunda vez em 2023 que a empresa foi selecionada para financiamento no projeto no Rota 2030 e nesta oportunidade um projeto de R$ 3 milhões será desenvolvido junto à FCA Latam (Fiat Chrysler Automobiles), Groupe PSA Brasil, Bosch Brasil, Renault Group e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A atuação da empresa se dá em parceria com montadoras para acelerar a adoção de serviços nativamente conectados aos seus veículos, como seguros e gestão de frota, sem hardware de telemetria. 

De acordo com a mobway, o projeto aprovado consiste no desenvolvimento de uma infraestrutura segura de big data automotivo em formato de data lake, capaz de agregar e processar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes relacionadas aos veículos conectados, com duração prevista de 36 meses. Além disso, o foco está em cenários de aplicação envolvendo inteligência artificial e ferramentas de análise de dados em informações de veículos, o que será possibilitado a partir da infraestrutura e da criação de novas receitas e negócios para os parceiros do projeto.

A iniciativa também vai contratar pesquisadores interessados em temas de dados relacionados à indústria automobilística: segurança, armazenamento, processamento e inteligência em big data. O objetivo é formar profissionais qualificados para o setor e capazes de produzir avanços em conectividade veicular.

outro projeto aprovado pela mobway no Rota 2030 foi em abril de 2023 e em parceria com Stellantis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver projeto de IA aplicada à conectividade veicular. Neste ano, a empresa também foi a única startup classificada para a final do Prêmio Automotive Business 2023.

A mobway é uma empresa incubada do MIDITEC e teve sua origem no projeto Ampera Racing da UFSC, que desenvolve carros elétricos autônomos de competição. Atualmente, a empresa é duas vezes consecutivas considerada no TOP 10 melhores startups de mobilidade do Brasil, segundo o ranking 100 Open Startups e possui o selo de cultura de inovação avançada da Innoway/ACATE.

Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia / Com informações da mobway/ Imagem: Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore