fbpx

Startup usará SpaceX para mapear a Terra em 3D para carros autônomos; entenda

Empresa vai começar a mapear a Terra em 3D a partir do ano que vem, quando levará os satélites para o espaço com ajuda da SpaceX
Carros autônomos usando mapa 3D (Imagem: divulgação/Array Labs)

Uma startup chamada Array Labs quer utilizar satélites e imagens geradas por eles para criar uma versão 3D extremamente realista da Terra. O objetivo não é melhorar um sistema de mapas como o Google Maps, mas entregar os dados para veículos autônomos conseguirem dirigir com mais segurança em todo tipo de local.

O que você precisa saber:

  • A Array Labs é uma startup americana que planeja colocar dezenas de satélites em baixa órbita da Terra, com ajuda da SpaceX de Elon Musk
  • A ideia é utiliza estes satélites em grupos com algumas dezenas deles para mapear a Terra em 3D, ao passar múltiplas vezes pelo mesmo local e apenas mudar o ângulo da câmera
  • O objetivo é utilizar estes dados tridimensionais da Terra para deixar a direção autônoma mais segura para os carros
  • A GM, dona da Chevrolet, tem um sistema semelhante para seus carros, mas utiliza veículos com lasers para mapear ruas e rodovias dos Estados Unidos e Canadá

A GM, empresa responsável por marcas como a Chevrolet, tem um sistema de direção autônoma chamada de Super e Ultra Cruise que utiliza mapeamento tridimensional de rodovias nos Estados Unidos e Canadá, para deixar a navegação mais segura. Essa mesma ideia está em uma startup que quer trocar apenas um pequeno detalhe: no lugar de um carro varrendo as ruas com lasers, ela quer fazer isso do espaço.

Satélite captura imagem 3D da Terra (Imagem: divulgação/Array Labs)

O objetivo é o mesmo: permitir mais informação para que os carros autônomos possam dirigir de forma independente, mas com mais segurança. A ideia utiliza satélites sobrevoando a Terra em baixa órbita enquanto passam pelo mesmo ponto múltiplas vezes, mudando o ângulo dos sensores.

Quando você tem duas imagens do mesmo local, mas em ângulos diferentes, é possível ter uma visualização tridimensional daquele ambiente – é exatamente assim que seu cérebro utiliza seus olhos para perceber a distância.

Empresa quer mapa 3D da Terra para óculos AR

Para além dos veículos elétricos, a startup Array Labs acredita que as informações coletadas em alta resolução podem ser de utilidade para empresas de seguro e óculos de realidade aumentada.

Os satélites da empresa ainda não existem no espaço, mas os planos incluem alguns conglomerados em órbita com algumas dezenas deles. O CEO da startup Andrew Peterson, contou ao TechCrunch que apenas um destes grupos já é capaz de cobrir cerca de 5% do planeta Terra em uma semana, resultando em ambientes onde 95% das pessoas estão.

Assim como outras empresas, a startup vai utilizar a SpaceX como responsável pelo lançamento dos satélites e os primeiros devem chegar ao espaço em algum momento do ano que vem.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore