Automatização de processos digitais, saneamento e gestão hídrica, moda consciente, desenvolvimento de sistemas, sites e aplicativos, Inteligência Artificial, captação de recursos e soluções financeiras. Essas são algumas das áreas de atuação das startups catarinenses que participam até domingo (3) da Feira Desbravalley – maior evento aberto de inovação, tecnologia, educação e negócios da região oeste catarinense –, realizada no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi), em Chapecó.
A divulgação dos produtos e serviços oferecidos por aproximadamente 50 startups de todas as regiões do Estado foi viabilizada pelo Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups. Os visitantes também poderão conhecer soluções nas áreas de vendas, para aprimorar processos, gestão de pessoas, proteção contra ameaças, simplificação da contabilidade, Inteligência Artificial em compliance, educação financeira, mobilidade, criptomoeda, plataforma com informações de recursos perdidos, design jurídico, finanças, educação executiva para o setor moveleiro, busca de prestadores de serviços, gestão financeira de investimentos e gestão para oficinas automotivas.
“Essa primeira edição da Feira Desbravalley é uma representação do trabalho que vem sendo realizado pelo ecossistema local de inovação da região. O próprio Sebrae/SC tem apoiado iniciativas em Concórdia, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. E, o objetivo desse movimento é, justamente, integrar e fortalecer laços entre universidades, empresas e a sociedade para contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento da região”, ressalta o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
A startups TalentiTec, de Chapecó, é uma das expositoras pelo Sebrae/SC. Ela atua com recrutamento e seleção, engajamento e retenção de colaboradores. Segundo o diretor de tecnologia, Gustavo Kugelmeier, a ideia surgiu há sete meses quando o seu sócio e diretor administrativo Giovane Kostulski, fez o convite de criar uma empresa focada em gestão de pessoas. “Vimos que as soluções do mercado não resolviam o problema de gestão de pessoas efetivamente, elas traziam apenas ferramentas. Mas, qual é esse problema? É tirar o RH do operacional e colocá-lo no estratégico. Então, resolvemos fundar a TelentiTec voltada a indicadores e automatização”, explica.
De acordo com Kugelmeier, no cotidiano das empresas a gestão de pessoas fica como uma etapa final dos processos, porque as prioridades são as metas e o faturamento. “Queremos levar subsídios para que a gestão de pessoas não fique de lado, então, nosso propósito é facilitá-la através da tecnologia”, comenta. Para ele, participar da Desbravalley em espaço cedido pelo Sebrae/SC demonstra o quanto a entidade se importa com o ecossistema de inovação. “Isso só mostra o quanto fortalecerá ainda mais as iniciativas inovadoras, principalmente com esse apoio do Sebrae/SC, que é fundamental para o fomento das startups e do empreendedorismo”, analisa ao complementar que também participou recentemente da Jornada Startup SC.
A Greezy, de São Miguel do Oeste, é um estúdio de inovação e design jurídico, que analisa o fluxo de contratação e sugere simplificações, com base na segurança jurídica. “O negócio iniciou no Programa Nascer – idealizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). A ideia inicial era de uma plataforma de contratos, mas durante a validação entendemos que era necessário voltar para a confecção do contrato para compreender toda a jornada que o cliente passa até assiná-lo”, relembra o fundador Gabriel Henrique Wagner.
A startup criada há dois anos oferece não só o design do documento, mas sim de todo o serviço, pensando na segurança jurídica do prestador de serviço da área criativa e na experiência do cliente. “Muitas empresas tinham dificuldade em gerar os contratos e os clientes de compreendê-lo”, justifica. Para ele participar da Desbravalley é gratificante tanto para obter contato de novos clientes quanto de potenciais parceiros. “Ao conversar com um possível cliente percebi como normalmente, no cotidiano, não teríamos essas oportunidades de contato. Então, parece até clichê falar, mas iniciativas como essa contribuem significativamente para o networking”, destaca.
O Sebrae Startup apoia empresas inovadores em todo o Brasil. As ações têm foco em capacitação, captação de recursos, internacionalização e networking, além de projetos estaduais personalizados de acordo com os desafios de cada ecossistema. Em Santa Catarina realiza diversas ações para todo tipo de empreendedor, desde a pessoa que tem uma ideia e quer iniciar uma startup, até o empreendedor que já passou uma startup e precisa acelerar seu crescimento. Entre as atividades destacam-se Programa Startup SC, Meetup Startup SC, Startup Weekend, Programa Jornada Startups, missões internacionais, Startup Summit, Programa Capital Empreendedor e Programa Nascer.
A realização é da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), do Pollen Parque Científico Tecnológico e da Prefeitura de Chapecó, com apoio estratégico do Sebrae/SC, Acate e ACIC Chapecó. A Feira está aberta para visitação até domingo (3), das 9h às 21 horas. A entrada ao público é gratuita.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional / Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.