Parece notícia repetida, mas não é. Grande parte do Brasil deve ter temporais e clima instável neste fim de semana, segundo o G1. Neste caso, “grande parte” se refere às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E espera-se instabilidade por conta de uma nova área de baixa pressão que deve se formar entre Rio Grande do Sul e Uruguai nesta sexta-feira (13).
As regiões citadas podem ter volumes de chuva de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, o Inmet enquadrou as chuvas previstas no aviso meteorológico amarelo, que significa “perigo potencial“.
A baixa pressão deve atingir o centro-oeste de São Paulo, norte do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás na noite desta sexta. No sábado (14), deve se deslocar para o oceano, o que vai originar um ciclone.
Por conta desse deslocamento, os temporais devem se espalhar mais pelo Sudeste e Centro-Oeste. As áreas esperadas para serem mais atingidas no sábado são:
No domingo (15), o ciclone continua se afastando rumo a alto mar e canalizando umidade da Amazônia – o que deve manter o clima bastante instável. A área de temporal deve subir mais um pouco, atingindo: Rio de Janeiro, norte do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. É o que disse o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, ao G1.
O meteorologista também disse que praticamente toda a região Norte deve ter chuva forte – “mas mais isolada” – ao longo dos próximos dias. Em relação ao Nordeste, Luengo disse que grande parte deve ter tempo firme. A chuva deve cair um pouco mais fraca e isolada, principalmente no Maranhão e em parte do Piauí, segundo o meteorologista.
Outros sistemas devem contribuir para o volume de chuva esperado para este fim de semana ser grande. São eles:
Para quem não sabe: cavado é uma região alongada de relativa baixa pressão atmosférica. Imagine uma depressão na pressão atmosférica em comparação às áreas ao seu redor. É como se fosse um vale num mapa de pressão, daí o nome.
Fonte: Pedro Spadoni
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.