“Eu disse ‘hey, anos 80!”. Essa frase é uma das inúmeras reconhecidas nas canções de Raul Seixas, um dos maiores e mais icônicos cantores e compositores brasileiros de toda a história. Como tal, o “Pai do Rock Brasileiro” não poderia deixar de ser homenageado pelo Google com um doodle todo especial.
Segundo a página do doodle, a homenagem – que entrou no ar na página de busca do Google neste sábado (23) – visa celebrar o aniversário do cantor. Mas há um problema: Seixas nasceu em 28 de junho de 1945, em Salvador (BA), em não em 23 de novembro. Se estivesse vivo, o “Maluco Beleza” teria 79 anos.
Na apresentação do doodle, o Google afirma que “Raul Seixas nasceu neste dia em 1945 na Bahia, Brasil”, algo incorreto, mencionado.
Ao Google, Saliby celebrou ter sido escolhida para criar o desenho, ainda mais por se tratar de uma personalidade tão celebrada pelos brasileiros. “Fico sempre feliz quando tenho a oportunidade de criar ilustrações relacionadas ao meu país, principalmente projetos que homenageiam artistas brasileiros”, disse.
“No começo, fiquei empolgada com a oportunidade porque sempre sonhei em criar um doodle! Quando recebi o briefing, achei o tema agradável porque Raul Seixas tinha personalidade muito forte, mas, também, foi um projeto desafiador, já que, normalmente, não desenho pessoas famosas. Mas, então, minha preocupação inicial desapareceu e me diverti muito criando o doodle”, prosseguiu.
Por último, a artista explicou como foi o processo de inspiração e criação do desenho. “Ao olhar fotos do Raul em busca de inspiração, vi o quão expressivo ele era com as mãos e quis capturar isso no desenho. Além disso, o auge da carreira de Raul Seixas foi nos anos 1970, o que, definitivamente, me inspirou”, afirmou.
Por conta da inconsistência de informações acerca da data de aniversário de Raul Seixas apresentadas no site do doodle em contraste com sua verdadeira data de nascimento, o Olhar Digital questionou o Google para entender o ocorrido e aguarda resposta. Assim que formos respondidos, atualizaremos esta reportagem.
Fonte: Olhar Digital / Por Rodrigo Mozelli
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.