A nomofobia é um fenômeno em que uma pessoa experimenta medo ou ansiedade em relação à falta de conectividade com o celular. Essa condição é considerada uma fobia moderna e tem como origem a crescente dependência da tecnologia e a preocupação com o que poderia acontecer se de repente não fosse possível acessar as informações necessárias.
Enquanto algumas pessoas podem simplesmente não gostar da ideia de ficar sem o celular por longos períodos, outras vivenciam um medo intenso ou ansiedade em perder a conectividade, o que pode levar a agitação, alterações na respiração e outros sintomas.
A nomofobia se assemelha a outras condições psicológicas relacionadas ao medo de coisas específicas e também está ligada a outros tipos de transtornos de ansiedade. Pesquisas indicam que várias condições psicológicas potenciais, como a ansiedade social ou o transtorno do pânico, podem surgir em uma pessoa antes do desenvolvimento da nomofobia.
No entanto, ainda não está claro se o transtorno surge de um transtorno de ansiedade preexistente ou de um vício em celular.
A nomofobia é uma preocupação crescente que pode afetar a saúde mental, e parece ser mais comum entre os jovens, embora muitos usuários de celular experimentem algum grau de sintomas. Se você usa regularmente seu telefone, pode experimentar um breve momento de pânico quando percebe que não o tem consigo ou não consegue encontrá-lo.
Isso não significa necessariamente que você tenha nomofobia. Mas se você se preocupa tanto em não ter o telefone ou não poder usá-lo a ponto de não conseguir se concentrar no que precisa fazer, considere buscar a ajuda de um terapeuta, pois a nomofobia pode melhorar com tratamento e mudanças no estilo de vida.
Fonte: Olhar Digital / Por Ana Luiza Figueiredo
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.