fbpx

Web3: startup catarinense lança marketplace para impulsionar a carreira digital de artistas brasileiros

Iniciativa da Sonica, que fornece infraestrutura para geração de NFTs e tokens, permite que empresas e marcas criem “coleções digitais” de suas produções. 

Imagem: Divulgação

A startup catarinense Sonica, que fornece infraestrutura e tecnologia para geração de NFTs e tokens, acaba de lançar um marketplace para impulsionar a carreira digital de artistas brasileiros, dando a eles a chance de comercializarem coleções digitais de suas produções. Três artistas do país já têm suas coleções de NFTs e tokens lançados de forma totalmente vitalícia pela startup, que fornece a infraestrutura desde o lançamento do ativo digital até a comercialização. 

A iniciativa Sonica Selection tem como objetivo apresentar projetos Web3 para o mercado, permitindo que empresas, marcas, produtos e serviços possam acessar de forma direta ativos digitais que tenham aderência às estratégias de negócio. “Sentimos que nossos revendedores estavam com dificuldade em apresentar projetos de Web3 viáveis para seus clientes que desejam desenvolver ações com colecionáveis de NFTs, tokens de fidelidade, ou tokens de comunidade por exemplo”, explica Alexandre Adoglio, CEO da Sonica. 

A empresa faz uma curadoria para qualidade técnica dos projetos, além de conectar empresas e marcas ao mercado. O sistema de geração de ativos digitais da startup permite que as transações sejam feitas diretamente na rede blockchain desejada, podendo ser verificadas por validadores, o que possibilita que os tokens e NFTs sejam armazenados diretamente da carteira digital do usuário. Com isso, ao realizar uma transação, o usuário permite que a plataforma gerencie seus ativos digitais diretamente na blockchain, sem a necessidade de armazená-los em um servidor de software, por exemplo.

Plataforma agrega artistas da geração WEB3

O Selection conta com os artistas Lilli KesslerCarolina Cavenagui e Diego Mac que tem parte dos seus acervos artísticos disponibilizados para coleção de forma digital e única, através da tecnologia blockchain, com informações registradas de forma pública e distribuição de valores automatizada e controlada por contratos inteligentes.

Lilli Kessler lançou, durante o Blockchain SP, em junho deste ano, a primeira marca phigital de moda no Brasil, que leva seu nome. Em parceria com a Sonica, a artista levou o projeto social “NFTeta” à NFT Brasil, que aconteceu de 2 a 4 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. 

Uma das artistas mais promissoras da nova geração web3, Carolina Cavenagui se formou em Artes Visuais pela Universidade de Buenos Aires, em 2015. Ela começou sua carreira como artista digital, trabalhando em projetos para empresas como Nike, Adidas e Coca-Cola. Em 2021, ela começou a explorar a web3, e desde então vem criando uma série de obras de arte digitais que exploram as possibilidades da tecnologia blockchain. Em 2022, Carolina foi uma das artistas selecionadas para participar da exposição “The Future of Art” no Museu de Arte Moderna de Nova York. Ela também foi premiada com o “Prêmio de Artes Digitais” da Fundação Konex, na Argentina.

Diego Mac é um artista digital porto-alegrense que tem obras em mais de 30 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. Seu trabalho é conhecido por sua mistura de dança, tecnologia e arte digital. Em 2022, Diego foi eleito personalidade do ano no Prêmio Açorianos de Dança. Ele também foi convidado a participar de exposições em vários museus e galerias de arte de todo o mundo.

“Acreditamos que o patrimônio artístico brasileiro pode se beneficiar muito com a Web3, alcançando um público até então inexplorado. Inclusive alguns artistas que selecionamos já possuem reconhecimento internacional, impactando audiências e recebendo premiações.”, diz Alexandre Adoglio.

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore