Roupas e calçados que não serviam mais, objetos que não faziam mais sentido na decoração da casa, livros já lidos, entre outros itens em bom estado, mas em desuso pelos proprietários, fizeram parte da “Rê9Unoesc Feira de Trocas”, realizada em 17 de outubro, na Unoesc Joaçaba. O evento foi organizado pelo setor de Extensão e Cultura da Unoesc, com o objetivo de promover a educação para a sustentabilidade e reuniu a comunidade acadêmica e o público em geral.
Além da Feira de Trocas, o evento incluiu o lançamento do documentário “Desmascarando a Indústria da Moda – Consumindo Verdades Costurando Realidades”, produzido por estudantes de Publicidade e Propaganda como parte do Projeto de Conclusão de Curso, e uma palestra com Dara Luiza, abordando o tema do consumo consciente na moda.
Foi um momento importante para refletir sobre nossas ações diárias e contribuir para um mundo mais sustentável, questionando a real necessidade do consumo. Isso culminou com a troca de objetos, estimulando a cultura de desapego daquilo que não é mais útil para nós, mas pode ser para outra pessoa. Estamos felizes com o resultado — afirmou a professora Silvia Spagnol Simi dos Santos, organizadora da Feira.
A iniciativa visou incentivar o consumo consciente e reforçar o compromisso da Universidade com a construção de um futuro mais sustentável.
O sucesso do projeto na Unoesc Joaçaba demonstra que estamos no caminho certo e nos encoraja a expandi-lo para outros campi. Devemos continuar a promover o consumo responsável, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider.
Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.