A Hedro foi uma das três startups selecionadas no primeiro ciclo de aceleração da ShiftT, em 2021. Uma startup mineira especialista no desenvolvimento de tecnologias emergentes (hardware, firmware e software) e na integração delas ao ambiente industrial. Por meio de sensores e solução digital, tinha como objetivo melhorar a manutenção preditiva e o aumento da disponibilidade das máquinas.
Segundo Cássio Barbosa, fundador da Hedro, a ShiftT desempenhou um papel fundamental no amadurecimento de dois produtos, os Sensores H1.2 e o sistema on premises. A aceleração proporcionou a validação de seis aplicações de sensores na digitalização de máquinas antigas e contribuiu significativamente para a receita em 2022, quando representou 12% do faturamento da Hedro. Em 2023, a startup teve um crescimento de 750% no faturamento.
O trabalho desenvolvido pela Tupy com as startups foi reconhecido no Ranking 100 Open Startups 2023, em que a Companhia ficou em 8º lugar no Top 10 do Open Corps, na categoria Mineração e Metais. Ao todo, foram consideradas 5.348 corporações. O Ranking reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano e é considerado a maior e principal fonte de dados sobre open innovation da América Latina.


