Atualmente, estima-se que existam 7 mil línguas diferentes no planeta Terra. Buscando por semelhanças entre elas, um grupo de pesquisadores desenvolveu um estudo focado em entender a conexão entre os idiomas.
A equipe, composta por 45 pesquisadores ao redor do mundo, recrutou cerca de mil falantes de 29 idiomas de diversos países, para captar a semelhança entre as línguas. No final, as palavras encontradas universalmente foram “isso” e “aquilo” – com suas respectivas formas de escrita.
“Queríamos descobrir como os falantes de uma ampla variedade de línguas usam as palavras mais antigas registradas em todas as línguas – demonstrativos espaciais, como ‘isso’ ou ‘aquilo’”, disse Kenny Coventry, professor da Universidade de East Anglia e autor principal do estudo, em comunicado.
A medida em que as línguas partilham propriedades que refletem as restrições não linguísticas dos falantes que as falam é fundamental para o debate sobre a relação entre língua e cognição.
Kenny Coventry, professor da Universidade de East Anglia
“Descobrimos que em todas as línguas que testamos, existe uma palavra para objetos que estão ao alcance do falante, como ‘isso’ em inglês, e uma palavra para objetos fora de alcance – ‘aquilo’”, disse o professor. “Esta distinção pode explicar a origem evolutiva inicial dos demonstrativos como formas linguísticas.”
Fonte: Olhar Digital / Por Alisson Santos, editado por Bruno Ignacio de Lima
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.