Mas a alta movimentação financeira promovida pelo evento também atraiu a atenção de golpistas, e, nas semanas que precedem a Black Friday, hackers e cibercriminosos empregam táticas diversas para enganar consumidores em busca de preços mais baixos.
Durante a pandemia, os brasileiros ficaram em casa e passaram a apostar mais em compras online, e, mais do que isso, eles ganharam confiança no processo, atraídos pela conveniência e segurança. Os hábitos de compra foram alterados, e isso também chamou a atenção de golpistas dos mais diversos tipos.
Confira abaixo quais são alguns dos golpes mais comuns aplicados em períodos como o da Black Friday, e entenda como o uso de uma VPN como a NordVPN pode ser fundamental para comprar com segurança e garantir os descontos oferecidos.
Cibercriminosos projetam sites com objetivo de roubar dados de usuários, especialmente informações bancárias e de cartão de crédito. Disfarçados de sites legítimos, eles muitas vezes até imitam o design de lojas digitais conhecidas, mas há maneiras de detectar quando um site é falso:
Cibercriminosos também aplicam táticas de engenharia social, ao tentar induzir o consumidor a fazer uma compra de um produto que não existe, ou simplesmente enviar dinheiro para uma conta se passando por uma loja legítima.
Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para evitar cair em golpes durante o período: além de sempre garantir que a loja em questão é legítima, os consumidores também devem considerar as seguintes ações:
Fonte: Olhar Digital
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.