Black Friday 2023: Planejamento e Estratégia

Faça um planejamento específico para período de black friday, unindo time financeiro, comercial e Marketing
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A Black Friday 2023 está marcada para o dia 24 de novembro e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros. Com descontos atrativos e promoções exclusivas, é a oportunidade perfeita para adquirir aquele produto desejado por um preço mais acessível. Ela vem atraindo um número cada vez maior de interessados, conforme mostra a pesquisa da Meliuz, onde  95,2% dos entrevistados estão dispostos a fazer compras na Black Friday. Inclusive, 32% deles estão dispostos a gastar mais de R$ 1 mil durante toda a Black Friday, um bom ticket médio, sendo 62% maior que o valor da edição anterior.

A pesquisa revelou mais algumas tendências interessantes para a Black Friday deste ano:

  • E-commerce em alta: 98% dos usuários entrevistados preferem fazer suas compras on-line. As razões para essa escolha incluem melhores preços, comodidade e a percepção de que as promoções on-line são mais vantajosas do que nas lojas físicas.

  • Antecipação das compras: muitos consumidores planejam fazer suas compras antecipadamente, aproveitando as promoções de “esquenta” que ocorrem entre outubro e novembro.


  • Cashback: 22,4% dos entrevistados responderam que o cashback (dinheiro de volta) é um fator decisivo para as compras.


 

Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2023, as categorias mais desejadas pelos consumidores incluem:

  • Eletrônicos e informática (49,2%).

  • Eletrodomésticos e eletroportáteis (44,8%).

  • Roupas (30,8%).

  • Acessórios e calçados (27,7%).

  • Perfumes e cosméticos (21,5%).

  • Móveis e decoração (16,3%).


Além do consumidor brasileiro estar mais exigente, este ano estão atento às compras, pois apenas 2,9% deixam para pesquisar no dia do evento, essa antecipação de pesquisa, é para garantir que não caiam em golpes e para que realmente comprem produtos com desconto. Fica aqui um ponto de atenção para as empresas que adotavam a estratégia de vir aumentando aos poucos seus produtos para chegar na black friday e dar o desconto, vendendo então pelo mesmo preço ou até mais caro que o normal.

Pontos que eu deixaria para os empreendedores tomarem cuidado ou estratégias:

  • Cuidar com a precificação dos produtos, gerando um desconto que não prejudique a empresa;
  • Fazer um planejamento específico para período de black friday, unindo time financeiro, comercial e Marketing;
  • Criar estratégias para incluir produtos com maior margem de lucro junto com produtos que não tenham tanta margem, aumentando ticket médio e mantendo um lucro saudável mesmo gerando desconto;
  • Ser honesto para não queimar a marca da sua empresa;
  • Preparar o estoque;
  • Atendimento de qualidade, mesmo após a venda;
  • Tenha presença digital, mesma que não seja um e-commerce, mas é lembrado apenas quem é visto;

A Black Friday 2023 promete ser um evento repleto de oportunidades tanto para consumidores quanto para empreendedores. Com planejamento e estratégia, é possível aproveitar ao máximo os benefícios desta data tão aguardada e aumentar o faturamento do negócio.

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Thiago W.F

Escrito por Thiago W. Fagundes

COO Plano PJ

CFO da Associação Comercial e Industrial do Oeste de Santa Catarina

Contador Estrategista e Investidor da Nova Economia

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Escrito por Thiago W. Fagundes

COO Plano PJ

CFO da Associação Comercial e Industrial do Oeste de Santa Catarina

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