Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), na Suíça, desenvolveram um gel capaz de “digerir” o álcool antes dele chegar na corrente sanguínea. Isso significa que o novo produto, composto por proteínas de soro de leite, poderia evitar a embriaguez.
Testes pré-clínicos foram realizados em camundongos e apontaram a redução dos níveis de álcool no sangue dos animais em até 50%. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, o gel ainda protegeu a maioria dos órgãos, especialmente o fígado, contra os danos provocados pela bebida.
Os pesquisadores explicam que o produto é capaz de converter a bebida alcoólica em ácido acético inofensivo, que não produz efeitos da embriaguez e nem da ressaca. Isso também evita quaisquer problemas de saúde no organismo.
O gel foi desenvolvido a partir de proteínas encontradas no soro do leite. Elas foram fervidas e transformadas em fibrilas longas e finas. Em seguida, foi adicionado sal e água, o que dá o aspecto final ao produto e garante uma absorção lenta.
Como catalisadores do composto, foram acrescentados ferro, glicose e nanopartículas de ouro. Quando a mistura entra no organismo e interage com o álcool, inúmeras reações enzimáticas ocorrem, o que viabiliza a conversão da bebida em álcool acético.
Fonte: Olhar Digital / Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.