Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta-feira (19) está provocando verdadeira dor de cabeça em várias partes do mundo. Voos foram atrasados, além de problemas com serviços bancários e de comunicação foram constatados.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos. Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados.
Conforme a Associated Press, o apagão tem a ver com usuários da Microsoft, que têm problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.
Por sua vez, o governo da Austrália afirma que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. No país, há, também, problemas com operadoras de telefonia e internet.
A CrowdStrike já se manifestou, dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon. Contudo, a informação foi publicada em uma área do site da empresa protegido por senha.
Contudo, um usuário do X publicou uma suposta captura de tela do comunicado. Veja:
It's confirmed !! Crowdstrike Issue Guys, they are working on it, in about maybe 45 mins things will be fix #csagent #crowdstrike #BSOD pic.twitter.com/0mkfRbUAF8
— Xaaavier_8613 (@Xaaavier_8613) July 19, 2024
A AP pediu mais informações à CrowdStrike, que não respondeu até agora. Até o momento, segundo o g1, não há problemas relatados no Brasil.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair apontou que “estamos atualmente enfrentando interrupções na rede devido a uma interrupção global de TI de terceiros que está fora do nosso controle”.
Em dado momento da transmissão, houve também a participação internacional do astrônomo amador Marcelo Domingues, diretamente de Plano, no Texas, onde acompanhou de perto o eclipse – tentando driblar o tempo nublado. Admirador da astronomia desde criancinha, Domingues é membro do Clube de Astronomia de Brasília e da Bramon, além de caçador de eclipses.
Marcelo Zurita aproveitou a ocasião para demonstrar um simulador de eclipse solar para mostrar ao público como o evento funciona (em sua forma total, anular e híbrida).
No X, a Microsoft, por meio do perfil do 365, disse estar “trabalhando para redirecionar o tráfego impactado para sistemas para aliviar o impacto de uma forma mais rápida” e que estão “observando uma tendência positiva na disponibilidade do serviço”.
We're investigating an issue impacting users ability to access various Microsoft 365 apps and services. More info posted in the admin center under MO821132 and on https://t.co/W5Y8dAkjMk
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) July 18, 2024
A AP pediu mais detalhes à Microsoft, que não respondeu e também não explicou sobre a causa da interrupção.
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.