fbpx

Sebrae, Sindicato Rural de Joaçaba e Cresol realizam o evento “Painel Avaliações Genômicas em Gado de Leite: Melhoramento Genético e Eficiência Produtiva”

No dia 20 de setembro, o Sebrae, em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba e a Cresol, promoveu o evento “Painel Avaliações Genômicas em Gado de Leite: Melhoramento Genético e Eficiência Produtiva”

2 2

Realizado no Parque de Exposições Dr. Nelson Pedrini, no CT do Sindicato Rural de Joaçaba. O evento foi um bate-papo enriquecedor com os palestrantes Paulo Jeferson Kessler, CEO da Macrogen ST Genetics e especialista em genética bovina, Camila Magalhães, gestora de negócios e inovações da Macrogen ST Genetics, e Leonor Lampert, proprietário da Granja FL, localizada em Água Doce/SC e atendida pelo Sebrae.

O objetivo do painel foi apresentar o que são as avaliações genômicas e como essa tecnologia acelera o melhoramento genético, facilitando a seleção de animais mais produtivos e saudáveis. Essa abordagem otimiza a eficiência produtiva e reduz custos no manejo dos rebanhos. Também contou com a apresentação do trabalho desenvolvido na Granja FL, uma parceria com o Sebrae Regional Meio Oeste. O evento atraiu cerca de 50 participantes, entre eles os parceiros Cresol e Sindicato Rural de Joaçaba, SENAR, representantes de prefeituras municipais, técnicos da área e produtores rurais da cadeia leiteira de Joaçaba e região.

Leonor Lampert, da Granja FL, é um dos produtores rurais que já utilizam a avaliação genômica e comenta: “Realizamos a avaliação genômica em nosso rebanho há cerca de 10 anos. Já temos bezerras de quarta e quinta geração desenvolvidas com base no genoma e os resultados são impressionantes. Conseguimos visualizar os resultados por meio do melhoramento genético, pois tudo é feito com base na avaliação genômica. Esse processo permite identificar as futuras vacas do rebanho e realizar o acasalamento por genoma mais adequado, com touros também selecionados geneticamente. O ganho e a evolução genética são muito grandes e a margem de erro é muito menor. Antes mesmo do nascimento da bezerra, já podemos realizar o acasalamento, corrigindo possíveis erros.”

1 3

Camila Magalhães destacou: “Todos os avanços que observamos na agropecuária ao longo dos anos são fruto de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções e serviços. Contudo, esses investimentos só fazem sentido se pudermos compartilhar, trocar experiências e expor essas inovações ao público.

Eventos como este, promovidos pelo Sebrae em parceria com a Cresol e Sindicato Rural de Joaçaba, são essenciais para que o produtor conheça as novidades e saiba que elas estão ao seu alcance.” Paulo J. Kessler, CEO da Macrogen, complementou: “O mais importante é o produtor entender que ele não está sozinho para enfrentar os desafios do setor.

Ele pode contar com amigos que não apenas torcem por seu sucesso, mas também contribuem para que ele se concretize e prospere.”

Para Matheus dos Reis Zago, diretor financeiro do Sindicato Rural de Joaçaba, “Eventos como este são fundamentais para o fortalecimento e a evolução do nosso segmento. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada por iniciativas como essa não apenas engrandece o setor, mas também abre novas perspectivas para os produtores e profissionais da área.

A introdução de tecnologias e práticas inovadoras é essencial para que possamos nos adaptar às demandas do mercado e garantir uma maior assertividade na produção! Agradeço ao Sebrae por promover discussões tão relevantes e por contribuir com o desenvolvimento do setor. Estou certo de que essa é apenas uma das muitas iniciativas que ainda virão, sempre visando o aprimoramento e a sustentabilidade do nosso agronegócio”.

3 1

Jonas Torcatto, gerente da Cresol Joaçaba, afirmou: “Acredito que eventos e parcerias como estas são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio na região, fomentando as tecnologias e buscando melhorias para os produtores, visando qualidade e maior rentabilidade. A Cresol está de portas abertas para apoiar o agro da região e parabeniza o SEBRAE pelos movimentos feitos nesse e em tantos outros ramos da economia”.

Aloisio Salomon, gerente regional do Sebrae Meio Oeste, destaca: “A avaliação genômica representa um grande avanço para a pecuária leiteira. Para produtores que buscam eficiência, sustentabilidade e aumento da produtividade, adotar essa tecnologia é, sem dúvida, um passo fundamental.

Fonte: Assessoria de Imprensa / SEBRAE Joaçaba

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore