A startup brasileira Compra Rápida lançou uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) pensando em turbinar o e-commerce no país. Essa tecnologia, que simula um vendedor personalizado no WhatsApp do início da compra ao pagamento, estima gerar um aumento de 5% a 25% na conversão de vendas.
O assistente não apenas analisa o comportamento dos consumidores, mas também adapta estratégias em tempo real para engajar clientes e concluir vendas. Por exemplo, se você precisa de um tênis, o ‘vendedor’ irá perguntar seu objetivo, seu tamanho, estilo de pisada e assim por diante. Assim, ele pode oferecer as melhores opções para o que você está buscando. E, talvez, esse seja o maior diferencial: 24h por dia, 7 dias por semana.
A ferramenta já começou a ser testada com um cliente da empresa – a Hoka Brasil, especializada na venda de calçados de corrida. O aumento na recuperação de carrinho foi de 14,1%, mesmo sem a necessidade de ofertas adicionais como cupons de desconto. “A ideia dessa nova funcionalidade é complementar o trabalho que fazemos no checkout, simulando um vendedor de loja física de forma totalmente conversacional,” afirma Mario Marcoccia, CEO da Compra Rápida.
A IA implementada pela startup aplica o conceito de atendimento de loja física no ambiente online: em uma dinâmica interativa no próprio WhatApp, o cliente pode tirar dúvidas de produto, pedir recomendações e finalizar a compra sem precisar ir ao site. Isso permite ao lojista visualizar instantaneamente o impacto das ações.
“Aproximadamente 70% dos clientes abandonam as compras por uma má experiência de compra ou por terem dúvidas da aplicabilidade do produto. Já tratávamos a primeira parte com o nosso checkout headless, e agora a ideia é integrar também o segundo grupo”, explica o CEO.
Passados 4 anos desde o início da pandemia de Covid-19, que alterou padrões de consumo e elevou o número de vendas pela internet, nota-se que com os avanços tecnológicos e as melhorias na experiência de compra esta é uma tendência que veio para ficar. Um levantamento do Statista aponta que, em 2023, o comércio eletrônico no Brasil gerou quase R$ 186 bilhões em receita, um aumento de 9,5% em relação aos 170 bilhões de 2022.
Outro levantamento, realizado pela Baymard, diz que 70% dos carrinhos são abandonados na hora do checkout, e 4 dos 5 maiores motivos de abandono vem de um checkout ineficiente. A falta de confiança no site, custos ocultos, checkout complexo e a necessidade de criar uma conta, somado a outros motivos, resulta no abandono da compra faltando pouco para finalizar a venda. Ao oferecer uma interface otimizada, customização e checkout de um clique, a Compra Rápida tem obtido resultados de até 25% de aumento de conversão.
Fonte: Olhar Digital / Por Thiago Morais, editado por Bruno Capozzi
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