Na madrugada desta segunda-feira (2), um tsunami meteorológico atingiu o Sul de Santa Catarina, confirmado e classificado pela Defesa Civil estadual como raro e difícil de ser previsto. Apesar de ter destruído uma ponte, derrubado muros e árvores, além de ter atingido casas, ninguém se feriu.
O evento meteorológico aconteceu por volta da 1h e, nas imagens que a Defesa Civil divulgou, vemos a água chegando a imóveis localizados na Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna (SC), mas outros bairros também sofreram com o fenômeno.
Jaguaruna (SC) tem 20 mil moradores e localiza-se a 57 quilômetros de Criciúma (SC), principal cidade da região, e a 163 quilômetros da capital catarinense Florianópolis (SC).
Já o meteorologista Caio Guerra afirmou que, “quando há uma ressonância quase perfeita entre a velocidade da linha de instabilidade e das ondas no oceano, o efeito é intensificado, causando avanço súbito do mar”.
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente no período da primavera. O mais recente ocorreu em novembro de 2023, em Laguna (SC).
O Estado tem alerta para temporais, com intensas rajadas de vento e possível chuva de granizo ainda nesta segunda-feira (2). Isso se dá por instabilidades associadas à frente fria que avança por Santa Catarina.
Fonte: Olhar Digital / Rodrigo Mozelli
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.