Santa Catarina é destaque nacional em estratégias de Inteligência Artificial aplicadas à saúde pública

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges) de Santa Catarina foi destaque no Seminário de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, realizado entre 30 de setembro e 1 de outubro, em Brasília

estado
Foto: Divulgação

O reconhecimento veio com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação, intitulado “Uso de Modelos de Machine Learning (MML) e Business Intelligence (BI) na investigação dos surtos de doenças diarreicas agudas (DDA) com características sazonais no Estado de Santa Catarina”, apresentado pela coordenadora do setor, Ana Cristina Pinheiro do Prado.

O projeto apresentou uma proposta de metodologia para enfrentar desafios da área, com recomendações de melhorias baseadas em Modelos de Machine Learning e ferramentas de Business Intelligence. As soluções permitem identificar padrões, prever cenários e organizar grandes volumes de dados, transformando os conteúdos em informações estratégicas para apoiar decisões em saúde pública.

“É com imensa satisfação que recebemos o reconhecimento de nosso trabalho, o qual foi destaque não somente pela inovação, mas por reunir o uso de ferramentas estatísticas e sua aplicação para a detecção e mitigação de problemas reais, representando e traduzindo a importância do trabalho realizado em nosso centro de inteligência, sendo mérito de toda a equipe do Cieges”, destacou a coordenadora do Cieges, Ana Cristina Pinheiro do Prado.

A utilização dessas metodologias contribui para a detecção precoce de doenças e fortalece uma gestão orientada por dados, ampliando a capacidade do Estado de implementar políticas mais efetivas de prevenção, mitigação e redução de riscos.

O estudo contou com a participação da equipe do Cieges SC para ser desenvolvido. A especialização em Ciência de Dados e Inteligência Artificial foi promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI SUS. Santa Catarina foi o único estado da região Sul representado na turma.

cieges 2
Em 2024, o estado continuou na lidrança da produção de carne suína, cebola e frutos do mar (Fotos: Aires Mariga/Epagri)

Sobre o CIEGES/SC

O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS em Santa Catarina é um ambiente de inteligência e gestão voltado à produção, organização e disseminação de informações essenciais para a administração estadual da saúde. Criado para orientar ações e ampliar o acesso da população catarinense a dados qualificados.

No portal cieges.saude.sc.gov.br, o público encontra análises atualizadas sobre Atenção Primária, Assistência Farmacêutica, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde e Gestão. O Centro contribui para democratizar o acesso a informações, promovendo transparência e fortalecendo a gestão do SUS baseada em evidências.

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore