Inédito! Veja o nascimento de uma orca na natureza

O acontecimento é histórico e pode trazer diversas informações importantes sobre esses animais em um futuro próximo
Orcas 1920x1080 1
Foto ilustrativa com duas orcas em um aquário Imagem: GBSPhotography / Shutterstock

Duas organizações registraram pela primeira vez, em vídeo, o nascimento de uma orca na natureza, no dia 2 de novembro de 2025, na costa de Skjervøy, no norte da Noruega.

Detalhes desse momento histórico

  • No momento, havia pelo menos seis barcos de observação na região, quando foi possível perceber algo incomum em um grupo de orcas — principalmente fêmeas e juvenis que nadavam perto da ilha de Laukøya.
  • Para não atrapalhar o momento, algumas embarcações deixaram o local. No entanto, as organizações Norwegian Orca Survey (Pesquisa Norueguesa de Orcas) e Orca Channel, especializadas nesse tipo de animal, utilizaram drones e sensores acústicos para acompanhar o parto.
  • Inicialmente, chegou-se a cogitar que o grupo estava em sofrimento e que havia o corpo de um filhote morto no local. Todavia, as imagens obtidas pelo drone da Norwegian Orca Survey mostraram que ele estava vivo, mas com alguma dificuldade para nadar.
Baleia Orca
Grupos que observavam orcas tiveram uma surpresa na Noruega. Imagem: Tory Kallman/Shutterstock

Postagem da Norwegian Orca Survey sobre o fato

Post de Norwegian Orca Survey
Postagem da Norwegian Orca Survey – Imagem: Reprodução/Facebook oficial da organização

“Testemunhamos o último esforço com a chegada do filhote ao mundo. Depois que todo o grupo se reuniu, eles ficaram extremamente ativos e formaram um círculo protetor ao redor do filhote. Pareciam bastante enérgicos perto do filhote”, escreveu a organização no Facebook.

A importância do registro

Nascimentos de orcas já foram gravados antes, mas apenas em ambientes restritivos, os quais não contribuem muito para informações sobre o comportamento natural desse animal. Por isso, a filmagem de 2 de novembro de 2025, em plena natureza, é extremamente importante.

A Norwegian Orca Survey afirmou que pretende recolher todos os dados disponíveis e planeja publicar a documentação completa como um artigo científico em um futuro próximo.

Fonte: Olhar Digital / Por Matheus Chaves, editado por Bruno Capozzi

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore