Assista: esse robô muda de forma e desafia qualquer terreno!

Máquina se destaca por ser a única completamente incorporada à inteligência modular, podendo mudar de forma e se adaptar ao local de trabalho
Robo D1 de Hong Kong 1920x1080 1
Robô tem capacidade pata a realização de diversas tarefas - Imagem: Divulgação/Direct Drive

A Direct Drive Technology, uma empresa de robótica de Hong Kong, apresentou, por meio de um vídeo de 1 minuto e 35 segundos no YouTube, um robô quadrúpede modulado, cujo nome é D1, o primeiro robô conversível do mundo, ou seja, com capacidade de mudar a própria forma. 

No vídeo, a máquina aparece se locomovendo em diferentes tipos de terreno com precisão. O que mais chama a atenção é a capacidade de ela se transformar sempre que necessário, o que amplia a sua área de aplicação em vários locais.

O robô conta com configurações que permitem sua utilização em diferentes tarefas, como entregas de curta distância, patrulhamento de segurança, buscas e resgates, além de filmagens móveis.

Vídeo mostra a velocidade e capacidade de reconhecimento ou patrulhamento do D1

O vídeo, que você pode conferir acima, mostra o D1 como um robô de reconhecimento em terrenos planos, apresentando sua velocidade. Também é possível observar a alta capacidade modular das rodas do robô.

Nas imagens, ele utiliza quatro pernas quando há necessidade de passar por terrenos mais difíceis ou carregar suprimentos. Nessa condição, ele ainda consegue transportar um homem adulto.

Entre as suas habilidades, destacam-se o poder de adaptação a um formato humanoide e a capacidade de ficar em pé para realizar interações ou observação.

Robo D1
Robô tem capacidade para se tornar um quadrúpede ao juntar os dois bípedes Imagem: Divulgação/Direct Drive

Características do robô D1

Quando atua como um quadrúpede, o D1 conta com alta estabilidade e excelente desempenho em superfícies irregulares ou terrenos acidentados. Já na versão bípede, ele assume características mais leves e fica compacto, oferecendo excelente performance em lugares planos com eficiência e velocidade.

Entre as suas especificações destacam-se o peso do robô bípede, que é de 24,3 kg em cada seção, além da velocidade máxima de rolamento, que é de 11 km/h, e da capacidade de se manter com carga durante cinco horas após ser carregado durante duas horas. A sua bateria é de lítio de 43,2 V/9 Ah.

O robô ainda conta com o sistema operacional Ubuntu 22.04, funcionando com um processador Jetson Orin NX de 8 GB, o que possibilita que seja controlado por meio de um controle remoto ou de forma autônoma. Ao conectar os dois bípedes, o robô se torna um quadrúpede capaz de transportar até 100 kg.

Preço

O robô pode ser adquirido no site oficial da empresa pelo valor de US$ 7.499 na versão bípede individual. Já no modelo duplo ele custa US$ 13,999.00.

Vale destacar que o D1 chega para concorrer com equipamentos já disponíveis no mercado, como o cão robô Spot, da Boston Dynamics. Porém, tem uma evolução significativa em relação aos seus concorrentes.

Apesar disso, ainda não é possível afirmar que o D1 seja a melhor opção atualmente, pois ainda faltam dados de campo e testes que comprovem sua eficácia.

Fonte: Olhar Digital / Por Matheus Chaves, editado por Bruno Capozzi

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore