O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de grande perigo para tempestades nesta segunda (24) e quarta-feira (25) em quatro estados do país. A previsão aponta chuva acima de 60 mm por hora ou mais de 100 mm por dia, ventos acima de 100 km por hora e possibilidade de queda de granizo.
O cenário eleva o risco de danos estruturais, cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e problemas em rodovias.
Conforme a previsão do tempo do Inmet, a segunda-feira deve ser marcada pelo avanço de fortes áreas de instabilidade sobre as regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. O movimento é impulsionado pelo deslocamento de um cavado nos níveis médios da atmosfera, pelo transporte de umidade vindo da Amazônia e pela presença de uma frente fria no oceano.
No Norte, o calor somado à alta umidade mantém as condições para pancadas de chuva, enquanto as temperaturas devem cair em áreas do Sudeste e do Sul.
Os estados que receberam alerta de “grande perigo” são:
A manhã começa com chuva moderada a forte no norte, na Serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul. Apesar disso, grande parte do estado ainda alterna períodos de tempo firme. Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário fica mais pesado ao longo do dia.
As pancadas ganham força principalmente à tarde, com possibilidade de temporais acompanhados de trovoadas. As temperaturas sobem no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina e o leste do Paraná seguem com clima mais ameno.
Fonte: ND+
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.