Atualmente, o local onde ocorre a maior queda de água na Terra está localizado na catarata do Estreito da Dinamarca. Nesse local, a queda não ocorre numa altura impressionante, mas sim em baixo d’água. Pode parecer estranho, mas a ciência explica como isso acontece.
Com a impressionante distância de 3,5 quilômetros, a queda de água do Estreito da Dinamarca superam a Angel Fall, cachoeira ininterrupta mais alta da Terra que libera águas há 976 metros de altura.
As águas do Estreito da Dinamarca vêm do Mar da Groenlândia para o Mar Irmenger (parte do Oceano Atlântico) resultando em uma queda que é cerca de três vezes maior que a cachoeira da Venezuela.
Em tamanho, a catarata dinamarquesa também conta com uma largura impressionante, com seus 5 milhões de metros cúbicos de água por segundo.
O mais surpreendente dessa catarata é que ela fica bem abaixo da superfície do Atlântico, como observa o IFL Science. Mas como isso acontece?
Bom, de acordo com o Nacional Ocean Service, isso está relacionado com a temperatura da água. Sendo que as águas frias do Estreito da Dinamarca são mais densas do que as águas quentes, portanto, ela tende a afundar. Isso resulta na imensa fenda que pode ser conferida no vídeo abaixo:
Fonte: Olhar Digital / Por William Schendes, editado por Bruno Ignacio de Lima
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.