fbpx

Ágora Tech Park apresenta balanço ESG em novo relatório anual

Publicação destaca ações e iniciativas realizadas ao longo de 2023 no parque tecnológico, que projeta expansão com novos projetos

O Ágora Tech Park acaba de lançar a terceira edição de seu Relatório ESG, um documento que destaca o compromisso do parque tecnológico com a sustentabilidade, inovação e desenvolvimento social. Em mais de 60 páginas, o Relatório ESG destaca as ações referentes ao desenvolvimento da Governança, Meio Ambiente, Pessoas e os projetos de Inovação do parque, além das perspectivas de futuro com a expansão ao longo de 2024, quando será inaugurado o Ágora UNI, no início de agosto.

Desde sua inauguração em 2019, o Ágora tem se destacado por sua capacidade de adaptação e crescimento, promovendo um ecossistema que conecta academia, mercado e sociedade civil. Um dos marcos do complexo em 2023 foi a formalização do programa Tecnova III, em parceria com a Fapesc e Finep, além das obras do novo prédio Ágora UNI, que somou mais de R$ 20 milhões em investimentos. 

No ano passado, o Ágora recebeu mais de 20 mil visitantes em tours e eventos, consolidando-se como um catalisador de novos negócios, empregos e parcerias – ao todo, o complexo encerrou 2023 com 112 operações (entre startups, empresas de serviços especializados, laboratórios de inovação e programas de capacitação empreendedora) que empregam mais de 1500 pessoas, número 70% maior que a média de parques tecnológicos em operação no Brasil. 

E a perspectiva é de uma significativa expansão em 2024: além do Ágora UNI, a inauguração do programa de inovação aberta Ágora.Connect e a criação de novos projetos estruturantes (como um Hub de Aceleradoras e uma Pré-incubadora) vão fortalecer o potencial para criação e desenvolvimento de startups. Em conjunto com a Finep e a Fapesc, o Ágora está desenvolvendo também um Escritório de Projetos que permitirá um processo ágil e descomplicado de acesso e suporte a editais, facilitando a captação de recursos e o desenvolvimento de novos projetos. 

Como destaca o diretor-presidente do Instituto Ágora, Emerson Edel, “estes resultados mostram, ano a ano, a eficácia do modelo de parques tecnológicos na promoção do desenvolvimento regional”.

Expansão das operações no Ágora Tech Park, em Joinville. / Fonte: Relatório ESG Ágora

SUSTENTABILIDADE EM FOCO

Um dos destaques do relatório são as iniciativas de sustentabilidade, como a parceria com a Organa Biotech, que resultou na compostagem de quase 5 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo e reduzindo as emissões de CO2. O documento destaca também o investimento do parque em energias limpas e sustentáveis: com 288 placas fotovoltaicas instaladas nos prédios HUB e MOB, o Ágora gerou mais de 81,2 mil kWh de energia limpa, evitando a emissão de aproximadamente 4,1 toneladas de CO2. 

O Perini Business Park, onde o Ágora está inserido, mantém 720 mil m² de área verde preservada, desenvolvendo monitoramento da fauna e flora, além de programas de educação ambiental que beneficiaram mais de 6 mil crianças de mais de 100 escolas.

DESBRAVANDO O ECOSSISTEMA E COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Programas internos como o Ágora.Tour, Liga Ágora, Ágora.Experts e Ágora.Master foram fundamentais para o desenvolvimento de talentos e a criação de novas soluções. O Ágora.Tour, um programa de experiência e imersão, recebeu mais de 1.300 visitantes em 2023, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências. 

Liga Ágora, que traz estudantes universitários e do ensino médio ao ambiente do parque tecnológico, permitiu aos participantes explorar o ecossistema de startups e a dinâmica do mercado, com os alunos (chamados de “guardiões”) levando aprendizados da universidade para apoiar projetos e envolver a comunidade.

Já o programa Ágora.Experts, voltado a desenvolver o mindset empreendedor em professores e estudantes universitários, reuniu cerca de 50 pessoas de cinco instituições de ensino superior de Joinville. E o Ágora.Master, promovido em parceria com a WeShine, ofereceu cursos rápidos e de média duração em eixos estratégicos como cultura & liderança, inovação & negócios, habilidades do futuro e negócios de impacto.

Fonte: Conteúdo oferecido por

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore