fbpx

Apoio ao Colono: Prefeitura encaminha para Legislativo projeto de subsídio para análise de solo

A Administração Municipal de Joaçaba encaminhou nesta semana para análise e aprovação da Câmara de Vereadores, o projeto de lei para subsidiar a realização de análises de solo e análises bromatológicas para produtores rurais inscritos no município. A iniciativa tem como objetivo proporcionar suporte técnico e financeiro aos agricultores locais, visando o aprimoramento da qualidade do solo e o incremento da produtividade agrícola.

De acordo com o projeto, cada produtor terá direito a duas análises de solo e/ou quatro análises bromatológicas por ano, cujas amostras serão coletadas por técnicos capacitados da Secretaria de Infraestrutura e Agricultura e também de um convênio firmado com a Epagri. O valor dessas análises será integralmente custeado pelo município até que se encerre o convênio com o laboratório responsável pelas análises.

O projeto também prevê a capacitação dos produtores rurais, já que através das análises de solo e das recomendações técnicas, os agricultores receberão orientações para o manejo correto de suas terras. Com a assistência técnica fornecida pelos profissionais capacitados, os produtores serão incentivados a utilizar práticas mais sustentáveis e responsáveis, garantindo a longevidade das atividades agrícolas e o desenvolvimento do setor ao longo prazo.

 Segundo o Secretário de Infraestrutura e Agricultura, Michel Ávila, a análise de solo é uma ferramenta essencial para os agricultores, permitindo o diagnóstico das condições físicas e químicas do terreno utilizado para a produção agrícola.  “Ao subsidiar as análises de solo, estamos oferecendo aos nossos agricultores uma oportunidade de conhecer melhor suas terras e implementar práticas mais eficientes e responsáveis. Isso trará benefícios tanto para eles quanto para o município como um todo, já que o projeto visa também contribuir para preservação do meio ambiente. Estamos confiantes de que essa iniciativa é um divisor de águas para a agricultura de Joaçaba. Queremos ver nossos agricultores prosperando e nossa cidade se destacando como referência em agricultura sustentável e inovação no campo”, destacou Michel.

O projeto será votado pelos vereadores na próxima semana e se aprovado entrará em vigor ainda no mês de agosto.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Trigo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore