fbpx

Aproxima+SC inicia com integração do ecossistema de CTI em Rio do Sul

Ideia é traduzir o plano de negócio em uma apresentação convincente de poucos minutos
 
Fotos: Caroline Costa/Fapesc

Estreitar laços e criar sinergia entre os protagonistas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) catarinense é a proposta do Aproxima+SC, evento que começou nesta quarta-feira (16), em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Com o apoio de parceiros e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesc), o projeto visa integrar governos, instituições educacionais e setores produtivos. 

A primeira parada de um circuito que promete consolidar Santa Catarina como referência em inovação e tecnologia foi no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF), com uma reunião entre representantes de setores produtivos regionais e empreendedores. O Alto Vale se destaca nos segmentos alimentício, madeireiro, metal-mecânico e têxtil. 

Comitiva da Fapesc também esteve no Centro de Inovação para uma conversa com o setor produtivo

“Nós tivemos um dia especial em Rio do Sul. A Acafe, através da Unidavi, junto com as federações da indústria, comércio e regionais, demonstraram o interesse e manifestaram a importância da aproximação com o Governo do Estado, na figura da Fapesc. Isso é importante para que nós possamos entender o contexto, direcionar recursos e priorizar projetos importantes, verificando onde está a demanda e a oferta de oportunidades”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

O roteiro incluiu um encontro com grupos de pesquisa no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) e uma visita ao bloco da saúde da instituição. O reitor da Unidavi, Alcir Texeira, ressaltou a importância do evento para a região. “Somos privilegiados pelo início pela região do Alto Vale do Itajaí. A Fapesc está em um tempo novo, vindo ao encontro das forças produtivas e da Academia, pelo desenvolvimento de toda a região. Certamente, o Alto Vale dará o retorno e todo recurso será muito bem aplicado”, disse o reitor. 

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), reiterou o compromisso da associação em impulsionar o desenvolvimento através da educação e pesquisa. “Nós estamos em todo o Estado com pesquisas em desenvolvimento e um corpo técnico altamente preparado para auxiliar os setores produtivos em avanços significativos”, destacou a reitora.

Empresa aposta em Inovação para a melhoria de processos e produtos

Após Rio do Sul, o Aproxima+SC seguirá nesta quinta-feira (17) para Caçador e, no total, passará por 14 cidades catarinenses. Ainda em agosto, está prevista a realização do evento em Joinville. 

O Aproxima+SC é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore