fbpx

Até quando vai durar a onda de calor?

Imagem: Ed Connor / Shutterstock.com

Os últimos dias têm sido marcados por temperaturas recordes em várias partes do Brasil, mas até quando essa onda de calor vai durar? Para quem está cansado do calorzão, a chegada do outono a partir da próxima quinta-feira (21) pode dar uma boa aliviada nisso. 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta vermelho de calor extremo que começou no último sábado (16) e dura até o fim do dia desta segunda. Entram no aviso todo o norte do estado do Paraná, e quase a totalidade dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Lembrando que um aviso do tipo já havia sido dado no dia 14.

Áreas afetadas por calor intenso de 16/03 a 18/03 / Reprodução/Inmet

O Rio de Janeiro (RJ) registrou sensação térmica de 62,3ºC na estação de Guaratiba, na zona Oeste, no domingo (17), segundo o Sistema Alerta Rio. Esta foi a maior já registrada pelo órgão, mas o recorde anterior não estava tão longe. No sábado (16), o sistema tinha registrado sensação térmica de 60,1ºC no mesmo local.

Mas até quando esse calor deve durar?

O fim do calor extremo deve ser por volta do dia 21, quando o avanço de uma frente fria quebrará o padrão de calor, diminuindo as temperaturas no Sul e no Sudeste.

“A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio, atrás desta frente, deve provocar o declínio nas temperaturas, especialmente ao longo da quinta-feira (21).”

Inmet

Imagem: shutterstock/Marc Bruxelle

Depois dos recordes de temperatura muita chuva

Segundo a previsão, com o início do outono, o norte do Pará, algumas áreas do Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão muita umidade durante essa semana, favorecendo as chuvas fortes. 

Na região Norte, também há possibilidade de temporais, principalmente no centro-sul da região. Nos demais estados, a chuva deve ser mais isolada. 

Por fim, o Sul deve ter o tempo mais instável. A região terá muitas chuvas nos próximos dias, principalmente no Rio Grande do Sul — o Inmet divulgou na sexta-feira (15) um alerta vermelho para a região dado ao alto volume de chuva previsto. 

Fonte: Olhar Digital / Por Lucas Soares, editado por Bruno Capozzi

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore