fbpx
Destaque sua empresa

Calor extremo: água da costa da Flórida bate recorde mundial de alta temperatura

Na segunda-feira (24), águas rasas da Flórida estabeleceram um novo recorde mundial de altas temperaturas marinhas ao passar de 38ºC
temperatura agua florida noaa
Diagrama mostra as altas temperaturas registradas nas águas da Flórida e o impacto nas áreas de recifes de coral. Crédito: NOAA/Monitoramento por satélite do Coral Reef Watch e perspectivas modeladas

Águas rasas no sul da Flórida chegaram a 38,4ºC por várias horas na segunda-feira (24), potencialmente estabelecendo um novo recorde mundial de altas temperaturas marinhas. De acordo com a agência de notícias AFP, as leituras foram feitas de uma única boia em Manatee Bay, cerca de 60 km a sudoeste de Miami, a 1,5 metro de profundidade.

Manatee Bay
Manatee Bay, a cerca de 60 km a sudoeste de Miami, registrou temperatura recorde de 38,4ºC nesta segunda-feira (24). Crédito: Unwind – Shutterstock

Jeff Masters, meteorologista e ex-cientista do governo, disse no Twitter que, embora não houvesse um recorde mundial oficial de temperatura da superfície do mar, um artigo científico de 2020 descobriu que a alta anterior pode ter sido de 37,6ºC registrada na Baía do Kuwait.

Ele diz, no entanto, que como a nova medição foi feita perto de terra, “a contaminação da medição por efeitos de solo e matéria orgânica na água pode invalidar o registro”.

Embora essas condições semelhantes a uma sauna possam ser agradáveis para alguns humanos, o calor extremo sustentado é devastador para os ecossistemas de recifes de coral e as espécies que deles dependem.

Cerca de 25% de todas as espécies marinhas são encontradas nos recifes de coral ou ao redor deles, rivalizando com a biodiversidade das florestas tropicais, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

Mar Mediterrâneo também atinge temperatura mais alta já registrada

Também na segunda-feira, o Mar Mediterrâneo atingiu sua temperatura mais alta já registrada, durante uma onda de calor excepcional. “Atingimos um novo recorde na temperatura média diária da superfície do mar do Mediterrâneo: 28,71ºC”, revelou o Instituto de Ciências do Mar da Espanha ao jornal Le Mounde.

Segundo a organização, o recorde anterior era de 23 de agosto de 2003, com mediana de 28,25ºC.

 

Fonte: Olhar Digital | Por Flavia Correia 

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore