fbpx

Campo Agroacelerador Cooperja demonstra a força da pesquisa e das inovações no campo

Com inovação, troca de experiências e de conhecimentos do setor agropecuário está sendo realizado o 20º Campo Agroacelerador Cooperja, entre os dias 1º e 3 de fevereiro, no campo demonstrativo da cooperativa em Jacinto Machado

10o-Campo-agroacelerador-Foto-Ascom-Cidasc

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, esteve no evento nesta sexta-feira, 2, representando o governador Jorginho Mello. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e o presidente da Epagri, Dirceu Leite, também participaram.

Esse evento é considerado um dos maiores do agronegócio do Sul do estado, são esperados cerca de seis mil agricultores, que terão a oportunidade de conferir mais de 70 vitrines tecnológicas instaladas em arroz, soja, milho, soja na várzea, banana, maracujá, hortaliças, pitaia, pastagens, plantas bioativas, pecuária, exposição de animais, máquinas e equipamentos.  O secretário Valdir Colatto destacou a importância das cooperativas e da valorização dos produtores. “Precisamos trabalhar de forma conjunta para garantir a sucessão no campo, a renda e o direito de propriedade. Estamos trabalhando para que os agricultores tenham condições de permanecer no campo com regularização fundiária, novas tecnologias e melhoria das infraestruturas”, afirma.

A Epagri e Cidasc estão presentes compartilhando conhecimento e demonstrando tecnologias. A Cidasc está apresentando o trabalho da defesa agropecuária.  Na área demonstrativa do evento, detalha o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática, cujas ações de defesa sanitária em Santa Catarina são implementadas pela companhia, e o Vazio Sanitário do Maracujá, outra ação voltada à sanidade vegetal. No estande institucional, foram apresentados outros programas sanitários que a empresa pública desenvolve.

Durante o Campo Agroacelerador, foi realizada a entrega do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) para a Cooperja. O SCC é uma certificação de processo, que diferencia no mercado empresas que beneficiam produtos de origem vegetal. Para ganhar o selo, a Cooperja aderiu ao programa conduzido pela Cidasc e implementou um Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos.

“A certificação não é apenas um marco para a Cooperja, mas também para a Cidasc. Mostra que estamos avançando na promoção de padrões elevados no setor agroindustrial, destacando o compromisso mútuo de garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, destaca a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

A Epagri participa com unidades demonstrativas de tecnologias para o cultivo de arroz irrigado, entre elas os cultivares desenvolvidos em sua Estação Experimental de Itajaí e que estão entre os mais cultivados no Estado. São apresentadas soluções para o manejo racional das lavouras do cereal. Ainda na área de grãos, há demonstração dos sistemas sustentáveis para cultivo de milho e soja. Também participa demonstrando tecnologias no plantio direto de hortaliças, na área da fruticultura e com as ações na pecuária.

Felipe Ross Henrique é produtor de sementes de São João do Sul, a família se dedica ao cultivo de arroz e ele está apostando nessa sucessão familiar. É egresso do curso voltado para os jovens do campo, realizado pela Epagri e aposta no conhecimento para continuar melhorando a produção. Nesta safra plantou a semente de arroz SCSBRS 121, também está cultivando o SCSBRS 126 Dueto, que tem como diferencial a resistência as mudanças climáticas, essa é a última variedade lançada pela Epagri.  “Tem que conhecer o terreno e adaptar as sementes para ter uma alta produção e hoje a Epagri trabalha com todos os ciclos de sementes”, afirma Henrique.

“A Epagri está presente junto com a pesquisa, desenvolvendo novos cultivares de arroz, permitindo que o agricultor tenha resultados mais favoráveis com novas tecnologias, e por meio da extensão, levando todo conhecimento para o campo, aonde a agricultura acontece”, afirma o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore