fbpx

Carteira do Google vai permitir pagamentos com QR Code

Brasileiros serão os primeiros do mundo a experimentar o novo recurso
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

O Google anunciou nesta terça-feira (27) que a sua carteira digital, app que simplifica o armazenamento e o uso de cartões, terá suporte também para pagamentos via QR Code. De acordo com nota oficial, brasileiros serão os primeiros no mundo a ter acesso ao novo recurso. 

O que você precisa saber: 

  • O novo recurso será lançado nos próximos meses; 
  • Ele foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela importante dos smartphones não tem NFC; 
  • De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com essa tecnologia;  
  • Além disso, apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer.

A nova ferramenta torna qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitais com cartões de crédito e débito, democratizando o acesso a uma facilidade que antes estava restrita aos celulares equipados com a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação. 

“Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google. O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android.” 

Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina. 

Como funciona o pagamento por QR Code na Carteira do Google?

Quando a tecnologia estiver disponível, bastará apontar a câmera do celular para o código dinâmico exibido na tela da maquininha para fazer um pagamento usando os cartões de crédito ou débito armazenados na Carteira do Google. A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. 

Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança. 

E por falar em segurança…

Os pagamentos com QR Code poderão ser feitos à vista ou em parcelas, permitindo a conferência do número de parcelas antes da efetivação da compra.

“Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos sem ter que carregar dinheiro ou cartões. É um recurso que deixa a nossa Carteira do Google, que já permite guardar com segurança cartões de crédito e débito, bilhetes de transporte e ingressos, ainda mais completa.”

Utilizar a Carteira do Google é mais seguro do que usar cartões físicos porque ao fazer pagamentos com o smartphone, inclusive usando QR Code, o Google Pay (sistema de pagamento da carteira) não envia as informações reais do seu cartão. Em vez disso, o comerciante recebe um código único criptografado, chamado token. O Google Pay também utiliza esse recurso para gerar números de cartão virtual e códigos de segurança para cada transação.  

A segurança do usuário é nossa prioridade ao desenvolver produtos e seguimos padrões rígidos de privacidade, transparência, escolha e controle. Esta foi uma preocupação durante o desenvolvimento do recurso de pagamento com QR Code, que estamos felizes em disponibilizar no Brasil nos próximos meses. 

Ashley Jiang, gerente de produto para Carteira do Google e líder do desenvolvimento do pagamento com QR Code. 

Como usar a Carteira do Google?

Para fazer pagamentos com a Carteira do Google, o usuário precisa: 

  • Baixar o app (disponível apenas no Android) e adicionar um cartão de crédito ou débito e, dependendo do emissor, fazer uma validação no aplicativo do banco — os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus próprios aplicativos; 
  • Após a conclusão do processo, a Carteira estará pronta para pagamentos por aproximação ou por meio da leitura de QR Codes; 
  • Para pagar usando um QR Code, basta ir até uma loja física e escolher seu produto. Na hora do pagamento, peça ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão; 
  • Quando o código dinâmico aparecer na tela, abra a Carteira do Google e selecione 
    pagamento por QR Code; 
  • Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura; 
  • Então, confira os dados do pagamento no seu celular e confirme a transação; 
  • O recibo do pagamento ficará guardado na Carteira para que você o tenha sempre à mão.

Fonte: Tamires Ferreira / Olhar Digital

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore