fbpx

ChatGPT: vai dar para mandar áudios e fotos; entenda

(Imagem: Divulgação/OpenAI)

A OpenAI lançou uma versão do ChatGPT que permite que você instrua o bot de inteligência artificial (IA) não apenas digitando frases em uma caixa de texto, mas também falando em voz alta ou apenas enviando uma foto.

  • A OpenAI lançou uma atualização para o ChatGPT que permite instruí-lo não apenas por texto, mas também através de áudio e imagens;
  • Os usuários poderão enviar perguntas por voz, as quais serão convertidas em texto, processadas pelo modelo de IA e a resposta será convertida novamente em áudio;
  • Além disso, os usuários poderão fazer perguntas por meio de imagens, semelhante ao Google Lens, permitindo uma interação mais intuitiva com o ChatGPT;
  • Com as novas funcionalidades, o chatbot da OpenAI fica mais perto de se tornar um assistente virtual bem prestativo.

As novas funcionalidades serão implementadas para aqueles que pagam pelo ChatGPT nas próximas duas semanas. Os demais as terão “em breve”, de acordo com a OpenAI.

Áudios e imagens no ChatGPT

A parte de mandar áudio vai funcionar assim: você toca num botão e faz sua pergunta, então o ChatGPT a converte em texto e a envia para o grande modelo de linguagem, obtém uma resposta, a converte de volta em fala e fala a resposta em voz alta. Você poderá escolher a voz do ChatGPT entre cinco opções.

Deve ser parecido a interagir com assistentes virtuais (Alexa, “Ok, Google” e Siri, por exemplo). Só que a OpenAI espera que as respostas sejam melhores, graças à IA do ChatGPT – a vantagem da OpenAI neste nicho.

A busca usando imagens, por sua vez, é mais parecida com usar o Google Lens. Você tira uma foto do que lhe interessa e o ChatGPT tentará descobrir sobre o que você está perguntando e responderá de acordo.

Você também pode usar a ferramenta de desenho do aplicativo para deixar sua pergunta mais clara ou falar ou digitar perguntas para acompanhar a imagem. Aqui é onde a natureza de ida e volta do ChatGPT é útil: em vez de fazer uma busca, obter uma resposta errada e depois fazer outra busca, você pode instruir o bot e refinar a resposta conforme avança.

Atualizações do chatbot

A maioria das alterações da OpenAI no ChatGPT envolve o que o bot alimentado por IA pode fazer: perguntas que ele pode responder, informações às quais pode acessar e melhorias nos modelos subjacentes. Desta vez, no entanto, estão ajustando a maneira como você usa o ChatGPT em si.

Quase um ano após o lançamento inicial do ChatGPT, a OpenAI parece ainda estar tentando descobrir como dar ao seu bot mais recursos e capacidades sem criar novos conjuntos de problemas e desvantagens. Com esses lançamentos, a empresa tentou equilibrar essa linha ao limitar deliberadamente o que seus novos modelos poderiam fazer.

No entanto, à medida que mais pessoas usam o controle por voz e a busca de imagens, e à medida que o ChatGPT se aproxima de se tornar um assistente virtual verdadeiramente multimodal e útil, será cada vez mais difícil manter os limites.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore