A relação entre cidades e felicidade sempre foi tema de estudos, debates e políticas públicas ao redor do mundo. Mas, afinal, o que realmente faz um espaço urbano ser um lugar melhor para viver? Essa é a provocação central da edição 2025 do Smart City Expo Curitiba, que acontece entre os dias 25 e 27 de março, na Ligga Arena (sim, um campo de futebol).
Com o tema “Transformando cidades: Construindo Felicidade”, o evento propõe uma discussão que vai além da tecnologia e da infraestrutura para focar no fator humano: como o design urbano impacta o bem-estar das pessoas?
A sexta edição do maior evento de cidades inteligentes das Américas reunirá especialistas de diversas áreas para debater questões essenciais como mobilidade, construções inteligentes, governança, sustentabilidade e inovação urbana. O evento promete sair do discurso tradicional de “cidades do futuro” para refletir sobre o que, de fato, torna uma cidade mais acolhedora, inclusiva e funcional para seus habitantes.
O SC Inova, que estimula o debate sobre Cidades Inteligentes desde os primeiros anos do portal, e é media partner do Smart City Expo Curitiba, estará novamente presente ao evento com uma cobertura analítica, aprofundada e vai buscar as vozes de quem pensa a inovação no contexto das cidades, da vida urbana, e do desenvolvimento social e econômico.
O evento é um manancial de ideias, exemplos e conexões que podem ajudar a transformar nossas cidades. Confira alguns destaques:
Um dos destaques da programação é o urbanista e escritor canadense Charles Montgomery, autor do best-seller Happy City, que será o keynote speaker do evento. Em suas pesquisas, Montgomery demonstra como o design urbano pode ser um poderoso aliado (ou inimigo) da felicidade e da conexão social.
“Após supridas nossas necessidades básicas, nada influencia mais a nossa felicidade do que conexões sociais. Portanto, precisamos construir cidades que promovam encontros positivos. Isso significa ajudar as pessoas a passarem mais tempo juntas e construir espaços públicos que estimulem a vida social”, defende Montgomery.
Sua visão desafia a ideia de que o desenvolvimento urbano deve ser apenas eficiente e tecnológico: para ele, uma cidade inteligente deve priorizar segurança, acessibilidade, diversidade de uso dos espaços e planejamento voltado ao bem-estar da população.
CIDADES INTELIGENTES: INOVAÇÃO COM IMPACTO REAL?
Outro ponto alto do evento será o Startup Smart Stage, uma plataforma inédita para startups apresentarem soluções voltadas à transformação urbana. A iniciativa, fruto da parceria entre iCities e a aceleradora portuguesa Fábrica de Startups, pretende conectar empreendedores, investidores e gestores públicos em busca de soluções reais para os desafios das cidades inteligentes.
Afinal, a tecnologia aplicada ao espaço urbano tem, de fato, melhorado a qualidade de vida das pessoas? Ou as cidades ainda estão presas a um discurso de inovação desconectado das necessidades cotidianas? Essas são perguntas que o evento promete explorar, trazendo exemplos práticos de como startups, governos e empresas estão moldando a cidade do futuro no presente.
TOMORROW MOBILITY E TOMORROW BUILDING: CIDADES FELIZES COMEÇAM PELA INFRAESTRUTURA
A felicidade urbana está diretamente ligada à maneira como nos conectamos ao espaço público e às pessoas ao nosso redor. Nesse contexto, dois elementos estruturais são fundamentais: a mobilidade urbana e o desenho das construções. O Smart City Expo Curitiba 2025 trará discussões aprofundadas sobre esses temas nos eventos paralelos Tomorrow Mobility e Tomorrow Building, que exploram como a infraestrutura pode impactar diretamente a qualidade de vida nas cidades.
A mobilidade urbana desempenha um papel central na inclusão social, na acessibilidade e no bem-estar dos cidadãos. O Tomorrow Mobility abordará temas como transporte público eficiente, micromobilidade, veículos elétricos e novas soluções logísticas, levantando uma questão essencial: as cidades estão realmente priorizando a experiência do usuário ou apenas modernizando sistemas sem considerar o impacto real na vida das pessoas? Experiências internacionais, como as de Copenhague, Seul e Amsterdã, demonstram que um sistema de mobilidade bem estruturado pode fortalecer o senso de pertencimento e reduzir o estresse urbano, tornando o deslocamento parte da solução para a qualidade de vida.
Já o Tomorrow Building trará especialistas para debater como os edifícios do futuro podem ser mais sustentáveis, inclusivos e integrados ao ambiente urbano. O arquiteto Edson Yabiku, que acumula experiência no Japão, Reino Unido e Alemanha, discutirá como o design arquitetônico pode transformar o comportamento humano dentro das cidades, promovendo interações sociais mais saudáveis e ambientes mais acolhedores.
A grande questão a ser levantada é se a construção civil está, de fato, priorizando espaços que favoreçam a convivência e o bem-estar ou se ainda está focada apenas em padrões econômicos. O evento também destacará tendências como arquitetura biofílica, construções modulares e prédios com impacto neutro em carbono, mostrando que o futuro das cidades passa pela tecnologia e pelo planejamento urbano pensado para as pessoas.
SERVIÇO
Quando? 25, 26 e 27 de março de 2025
Onde? Ligga Arena – Curitiba (PR)
Mais informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com
Fonte: Por Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.