fbpx

Comitês de bacias hidrográficas do Rio das Antas e do Rio Jacutinga celebram 20 anos em prol dos recursos hídricos

Foto: Arquivo Site Águas/ Semae

O Comitê Rio das Antas e Afluentes do  Peperi-guaçu e o Comitê do Rio Jacutinga celebraram no último domingo, 20 anos de ações em prol dos recursos hídricos. Os Comitês são espaços onde se reúnem representantes do poder público e do setor privado para discutir a orientação, proteção e gestão integrada entre a água superficial e subterrânea. 

Nesses 20 anos, os Comitês realizaram ações importantes para o uso sustentável da água como a elaboração do Plano de Recursos Hídricos e a definição dos critérios de outorga, além de ações de conscientização para a conservação das águas. Os comitês de bacias hidrográficas catarinenses são vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que por sua vez pertence à Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae). 

O secretário da Semae, Ricardo Guidi, enfatiza que as Bacias Hidrográficas possuem uma importância estratégica para o estado. “São responsáveis pela manutenção do bioma, mas também servem de base para o desenvolvimento de atividades econômicas. Os comitês surgem para garantir o fornecimento de água e a proteção e a recuperação de ambientes fluviais”, lembra Guidi.

O gerente de Saneamento e Recursos Hídricos, Vinícius Tavares Constante, explica que uma das principais atribuições dos Comitês é mediar conflitos entre usuários de água. “Enquanto articuladores de diálogos entre instituições, usuários de água e o poder público, os Comitês fomentam a implementação de políticas e programas para aumentar a resiliência das bacias hidrográficas”, complementa Constante.

Sobre o Comitê do Rio Jacutinga

O Comitê do Rio Jacutinga faz parte da  Região Hidrográfica 3 (RH3) do Vale do Rio do Peixe e abrange 19 municípios da região: Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Catanduvas, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Ouro, Paial, Presidente Castello Branco, Peritiba, Seara, Vargem Bonita, Xavantina.

Sobre o Comitê do Rio das Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu 

As bacias hidrográficas de atuação do Comitê são compostas por 35 municípios: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, São Carlos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Tigrinhos e Tunápolis.

Fonte: Por Redação | SECOM / Texto: Pablo Mingoti

 
Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore