fbpx

Como internacionalizar empresas de TI: livro Ponte para o Mundo ajuda negócios inovadores a se tornarem globais

Publicação inédita no país, organizada pelos empreendedores Daniel Leipnitz, Alexandre Noronha e Rodrigo Lóssio, tem pré-lançamento no Startup Summit 2023 e apresenta as principais etapas da travessia pelo ecossistema de internacionalização. Obra é lançada pela editora SC Inova. 
Foto: Fernando Willadino/Divulgação

Um guia para ajudar startups, scale-ups e empresas de tecnologia brasileiras a buscar o mercado global. Ao longo de 580 páginas – e 26 capítulos assinados por 34 autores (empreendedores e especialistas do ecossistema de inovação) – o livro Ponte para o Mundo é uma obra inédita no mercado de tecnologia que mostra o passo-a-passo para identificar, planejar e executar estratégias de internacionalização. O livro é um lançamento da editora SC Inova, braço literário/editorial do portal SC Inova.

Com co-organização dos empreendedores Alexandre Noronha (diretor da Inglês Inc./English4Startups), Daniel Leipnitz (diretor da healthtech Visto Sistemas, presidente do Conselho da ACATE) e Rodrigo Lóssio (CEO da agência especializada em tecnologia Dialetto), o livro compartilha o conhecimento de especialistas e lideranças em temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, aspectos jurídicos, contábeis e financeiros, marketing e comunicação internacional. O pré-lançamento será nesta quinta (24.08), às 18h, no estande do Sebrae Startups, durante o Startup Summit 2023

Segundo Alexandre Noronha, idealizador do Ponte para o Mundo, a ideia de organizar em livro a jornada para internacionalização de empresas surgiu após a leitura do Ponte para a Inovação (Santa Editora, 2021), livro lançado por Daniel e Rodrigo e que conta a fórmula de construção de ecossistemas empreendedores em inovação.

“Os livros seguem uma estrutura similar, de ser uma obra inédita, abrangente e interativa com o portal online, mas difere ao propor uma sequência lógica de ações aos empreendedores com check-lists de validação. A intenção é conduzir o leitor na jornada pelo ecossistema de internacionalização e falar das necessidades das startups, scale-ups e empresas de tecnologia pensarem em atuar globalmente desde seus estágios iniciais, e também apontar caminhos para empresas já constituídas se internacionalizarem, independente de seu porte”.  

Para narrar as oportunidades e desafios no guia, foram utilizadas histórias reais de empresas, pessoas e entidades brasileiras que são exemplos em internacionalização, a exemplo do SC Business Hub – um escritório de representação oficial do empreendedorismo de Santa Catarina com unidades em Florianópolis e Boston, nos Estados Unidos. O Hub teve um papel decisivo no apoio à internacionalização de entidades associativistas como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). A trajetória deste hub de internacionalização é contada em paralelo a de um de seus criadores, Klaus Raupp, brasileiro que foi em 2012 para o país norte-americano e construiu conexões do mercado internacional com Santa Catarina, e que contribuiu na elaboração do livro.

Livro traz um guia desde os primeiros passos da internacionalização a dicas práticas e técnicas até a captação de recursos fora do país. / Imagem: Divulgação

Outras 10 empresas do ecossistema de inovação catarinense estão em destaque nos casos de sucesso que encerram a obra: Agriness, AskSuite, Audaces, Contentools (Growth Hackers Workflow), Decora, (CreativeDrive/Accenture), Involves, Quiron, Neogrid, Reivax e SoftExpert.

“São empresas de diferentes gerações (algumas nascidas no século XX, outras da era das startups), portes e áreas de atuação, que em comum têm a visão de que por mais que o mercado brasileiro seja atraente e continental, é preciso buscar outras visões e culturas para gerar mais negócios. Em resumo, é uma inspiração para qualquer empreendedor, especialmente para o mercado de tecnologia, que é global por natureza”, acrescenta o editor-executivo do livro Fabrício Umpierres Rodrigues.  

Os livros seguem uma estrutura similar, de ser uma obra inédita, abrangente e interativa com o portal online, mas difere ao propor uma sequência lógica de ações aos empreendedores com check-lists de validação.

Os autores articulistas que elaboraram capítulos do livro têm especialidade prática e formação em áreas relacionadas ao ecossistema de internacionalização e seus conhecimentos se complementam na edição. São eles: Alexandre Noronha, Bruno Dias, Camila Paschoal, Carolina Schramm, Caroline Dalfovo, Cristina Mieko Costa Bando, Daniel Leipnitz, Diogo Garcia, Everton Gubert, Fabrycio da Silva Raupp, Felipe Longen Zaleski, Filipe Gallotti, Gustavo Delgado, Henrique Bilbao, Ivete Loeser Graziottin, José Vitor Lopes e Silva, Karina Regina Vieira Bazuchi, Klaus da Silva Raupp, Leandro Piazza, Leonardo Cardoso, Lisandro Vieira, Lucas Carlos Alban, Luciana Gatto, Luis Felipe Trovo, Manuel Mendes, Marcus Rocha, Marina Silva Paiva, Michelle Damasco Noronha, Rafael Rodrigues, Rafaela Zandavalli, Rodrigo Mendes, Rodrigo Olmedo, Rodrigo Alves Rodrigues e Thiago Schütz.

A produção do Ponte para o Mundo tem entre os patrocinadores SC Business Hub,  iNGLÊS iNC,  LKC Capital, WTM International e apoio da Harpa Bridge, SEBRAE, ACATE, Silva Schütz Advogados, Silva, Santana & Teston Advogados e Lopes Advogados. 

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore