Com mais de 600 inscritos e 20 corporates, a segunda edição do Varejo Tech Day, evento da Vertical Varejo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) apresentou na quinta (13), em Florianópolis (SC), mais de 10 horas de conteúdo sobre inovações e tendências deste mercado. Foram palestras técnicas sobre tecnologia, perspectivas e sessões de matchmaking: 15 empresas de tecnologia se apresentaram a fundos de investimentos interessados na busca por conexões e negócios. 

O painelista convidado e diretor da multinacional italiana Zucchetti, Wagner Muller, trouxe aos palcos a trajetória de crescimento e investimento no Brasil da empresa, maior grupo de tecnologia da Itália e com forte atuação no varejo.  A Zucchetti ganhou corpo no mercado brasileiro após a aquisição, em 2021, da Compufour, empresa de tecnologia fundada na década de 1990 na cidade catarinense de Concórdia. A companhia anunciou que pretende seguir com a estratégia de aquisições (M&A) no mercado. 

Ana Carolina Parra, diretora de growth na Raia Drogasil mostrou como o grupo farmacêutico tem investido em tecnologias e relacionamentos com startups para ampliar a experiência do cliente. Em 2021, a companhia adquiriu a startup catarinense CucoHealth, pela qual os usuários podem programar a medicação, a quantidade certa de doses, fazer contato com o médico além de pesquisar preços em farmácias.

No final do mesmo ano, foi a vez da RaiaDrogasil comprar a Amplimed, de Chapecó, líder no mercado de software para prontuário médico, com soluções de telemedicina, prescrição eletrônica, solicitação de exames, agendamento de consultas, gestão fnanceira e faturamento. 

Ainda sobre investimentos, o Varejo Tech Day contou com painel do empreendedor, investidor e mentor Rafael Assunção, da Questum, firma especializada em M&A para startups e com um braço de capital de risco. O executivo falou sobre as oportunidades de aproximação e como grandes varejistas buscam as startups para acelerar as transformações digitais nas empresas por meio de aquisições estratégicas. 

A mesa redonda sobre varejo e inovação, apresentada por Fábio Nunes, fundador da Equilibrium e diretor de tecnologia do grupo Boticário,  contou com a participação de Rafael Fiedler, diretor de marketing do Grupo Almeida Junior; Alfredo Lopes, diretor de TI do Grupo Pereira; e Alexandre Queiroz, diretor de estratégia da Zanthus.

Detalhe: a Equilibrium é um dos mais interessantes casos de early exit no mercado tech catarinense – fundada por dois sócios que já tinham bagagem de mercado, a empresa desenvolveu uma plataforma de logística validada em conjunto com grandes empresas locais do varejo (como Koerich e Hippo) durante a participação no programa de inovação aberta LinkLab, recebeu investimento de fundos VC e foi adquirida pelo Grupo Boticário. Tudo isso em pouco mais de dois anos. 

A Vertical de Varejo da ACATE conta com mais de 150 empresas que desenvolvem e comercializam soluções tecnológicas para o varejo. Os projetos do grupo impactaram cerca de 1600 pessoas em 2022 e geraram 315 oportunidades de negócios. No Varejo Tech Day, organizaram toda a estrutura para receber tomadores de decisão de vários estados brasileiros, mas principalmente da região Sul do Brasil.

“Neste ano, voltamos o olhar para falar não apenas com empreendedores e pessoas da área de negócios, mas também com quem de fato implementa tecnologias, como gestores de TI e diretores técnicos”, avalia Bruno Guimarães, diretor da Vertical Varejo.