fbpx

Destilaria e consultoria tech desenvolvem 1º uísque gerado por IA do mundo

(Imagem: Varavin88 / Shutterstock)

A destilaria sueca Mackmyra, em parceria com a Thoughtworks, desenvolveu o Mackmyra Intelligens: o primeiro uísque gerado por inteligência artificial (IA) do mundo, segundo a empresa de consultoria global de tecnologia.

  • A destilaria sueca Mackmyra, em parceria com a Thoughtworks (consultoria global de tecnologia), desenvolveu o primeiro uísque combinado com inteligência artificial (IA) do mundo;
  • O modelo construído reuniu dados de receitas anteriores, notas de degustação, avaliações de especialistas e informações do barril;
  • A partir daí, a equipe desenvolveu uma receita com mais rapidez do que seria possível manualmente e encontrou novas combinações;
  • As receitas potenciais foram avaliadas e posteriormente ajustadas com base na entrada de especialista da Mackmyra até que chegasse à receita “perfeita”.

Numa indústria sinônimo de tradição profundamente enraizada, experiência humana e artesanato, técnicas de mil anos encontram tecnologia avançada do século 21.

“Vemos a IA como parte do nosso desenvolvimento digital e é realmente empolgante permitir que a IA complemente a arte de produzir um uísque de alta qualidade.”

Angela D’Orazio, especialista em destilação da Mackmyra

A mistura

(Imagem: Divulgação/Mackmyra)

Os uísques não são diferenciados apenas por seus diferentes ingredientes, mas também pelos tonéis de madeira carbonizada em que são armazenados. Em vez de meros recipientes, os tonéis desempenham um papel vital em dar a cada mistura seu sabor único.

Quando o uísque é destilado pela primeira vez, é um líquido claro que pode ter um caráter elegante ou defumado. Para obter o aroma, sabor e cor rica, essa forma clara, conhecida como new make, precisa passar pelo menos três anos (geralmente muito mais) em tonéis de madeira. Esta é a fase de maturação, onde ocorre a infusão de sabor tão importante.

Com o tempo, os uísques começam a adquirir a cor, aroma e sabores dos tonéis em que são armazenados, incluindo também os sabores e aromas de seus conteúdos anteriores, como bourbon, xerez, vinho ou outros estilos de destilados. “A partir desses tonéis, podemos gerar centenas de milhares de uísques diferentes”, explica Angela.

Especialistas em destilação podem passar a vida toda provando, ajustando e experimentando meticulosamente para criar os melhores sabores possíveis. É aqui que a Mackmyra queria introduzir a aprendizagem de máquina.

IA e uísque

(Imagem: Divulgação/Mackmyra)

A Thoughtworks usou dados de receitas anteriores, notas de degustação, avaliações de receitas anteriores, avaliações de especialistas, avaliações de clientes e informações sobre os tonéis – classificações internas, tipos de tonéis, estágios de enchimento, volumes e teores alcoólicos – para fazer o modelo de IA entender o que é o uísque da Mackmyra.

Em seguida, a empresa criou uma estrutura que pudesse inovar nesse espaço, criando novos uísques que são únicos, mas, em última análise, têm um sabor excelente.

Isso não apenas foi mais rápido do que uma pessoa realizando o processo manualmente, mas, graças à capacidade do algoritmo de analisar e calcular uma vasta quantidade de dados, novas e inovadoras combinações que de outra forma nunca teriam sido consideradas puderam ser encontradas.

“O trabalho de um Mestre Destilador não está em risco. Embora a receita do uísque seja criada pela IA, ainda nos beneficiamos da experiência e conhecimento de uma pessoa. Acreditamos que o uísque é gerado por IA, mas curado por humanos. Em última análise, a decisão é tomada por uma pessoa.”

Angela D’Orazio, especialista em destilação da Mackmyra

Para Jarno Kartela, chefe global de consultoria de IA da Thoughtworks, o uísque Mackmyra Intelligens mostra como novas soluções de aprendizado de máquina podem ser usadas para gerar produtos que “mantêm o espírito, a aparência e a sensação das marcas por trás deles, ao mesmo tempo em que são novos e únicos”.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore