fbpx

Equipe do CBMSC conquista segundo lugar no maior evento de salvamento em altura da América Latina

Foto: Marco Favero / SECOM

A equipe de resgate técnico com cordas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) conquistou a segunda colocação no Rope Days edição 2023, maior evento de salvamento em altura da América Latina, sediado na cidade de São Paulo. Participaram do evento 14 equipes, incluindo bombeiros militares e equipes de outros estados brasileiros. A equipe catarinense, composta por oito militares, se destacou pelo profissionalismo, técnica e treinamento exemplares.

Antes da competição, a equipe realizou dois treinamentos programados para aprimorar suas habilidades e alinhar os equipamentos necessários. Durante o evento, tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas por referências nacionais e internacionais da área de salvamento em altura, enriquecendo seus conhecimentos.

Além disso, o tenente-coronel Fábio Collodel, representando a Coordenadoria de Salvamento em Altura do CBMSC, contribuiu como palestrante em debates com autoridades de outros estados, buscando melhorias para o setor em âmbito nacional.

A competição, que ocorreu nas ruas de São Paulo, proporcionou realismo aos cenários de resgate. As equipes partiram do Memorial da América Latina, em Barra Funda, e ao longo do dia, tiveram que realizar cinco resgates com tempos predeterminados. O deslocamento foi feito inteiramente a pé, com as equipes carregando todo o material necessário para as provas.

Com a experiência adquirida no evento, a equipe do CBMSC retorna ao estado de Santa Catarina com o objetivo de aprimorar ainda mais as técnicas de resgate técnico com cordas na corporação. Pretendem aplicar as percepções e vivências obtidas durante a competição para contribuir na realização de um evento estadual no próximo ano, em 2024.

O desempenho da equipe e o aprendizado adquirido elevam o nível de excelência no salvamento em altura e ressaltam a importância do treinamento contínuo para o sucesso das operações.

A equipe catarinense era formada pelo tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, Cabo Bruno Ferrasso Farias, soldado Maicon André Gurzinsk, soldado Rodrigo Dadalt das Neves, soldado Orlando Nicolau Abreu Neto, soldado Vagner Backes, soldado Khristian Fernandes Barcelos e soldado Jeferson Luiz de Souza Scalco.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore