fbpx

Estudante de Doutorado da Unoesc vence Prêmio CAPES de Tese 2023

Estudante da Unoesc vence Prêmio CAPES de Tese 2023 na área de Administração. Tese inovadora propõe escala de mensuração para economia circular.
Edson (centro), junto aos professores Simone e Juliano.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, na última semana, o resultado do Prêmio CAPES de Tese 2023, que reconhece as melhores teses de Doutorado defendidas em programas de Pós-graduação brasileiros. Com 1.469 trabalhos, esta edição teve o maior número de inscritos em 19 anos de concurso.

Tese Destaque

Professora Simone e seu orientado, Juliano.

Das 49 premiadas na primeira etapa, a tese de um estudante da Unoesc se destacou como a melhor na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Edson Luís Kuzma cursou o Doutorado em Administração na Unoesc Chapecó, no período de 2019 a 2022.

“Defendida em 2022, a tese tem como objetivo propor uma escala de mensuração para inovação, modelos de negócios de economia circular, recuperação de recursos e proposição de valor. A pesquisa foi aplicada em 1.389 empresas do setor pet, localizadas no Brasil”, explica Edson.

A tese apresenta contribuições e implicações gerenciais, acadêmicas, teóricas, metodológicas e sociais, em diversos sentidos. A exploração das práticas de recuperação de recursos e voltadas para a economia circular dão suporte à formulação de políticas e regulamentações com foco no fomento do crescimento do setor pet.

Dedicação e Conquista

“A conquista do Prêmio CAPES de Tese é resultado da dedicação, empenho e disciplina do estudante, evidenciando também o compromisso da Unoesc com a formação sólida e de qualidade. Competimos de igual para igual com as maiores universidades e os melhores cursos de Administração do país”, destaca a orientadora, professora Doutora Simone Sehnem.

“É um orgulho a premiação da tese no âmbito da área de Administração. Provavelmente é a primeira vez que uma instituição do Oeste de Santa Catarina consegue este feito, mas temos certeza de que não será a última. Precisamos seguir no caminho que temos trilhado, com o apoio dos demais cursos de Mestrado e Doutorado e de todas as instâncias da Universidade, para, em um futuro próximo, colhermos novos resultados”, enaltece o coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), professor Doutor Juliano Danilo Spuldaro.

Prêmio

Edson foi contemplado com bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Agora, sua tese concorre à melhor do país. O resultado do Grande Prêmio CAPES de Tese será divulgado em novembro.

“Não é somente um prêmio por um bom trabalho, é a coroação de um ciclo de dedicação que testou e superou meus limites. Permaneci morando em Irati (PR), tendo aulas e desenvolvendo as atividades em Chapecó (SC). Eram mais de 800 quilômetros rodados toda a semana”, ressalta Edson, enaltecendo também o esforço da professora orientadora Simone Sehnem, que o acompanhou do primeiro ao último dia de Doutorado

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa Unoesc Joaçaba.

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore