fbpx

Estudantes de Engenharia de Computação da Unoesc realizam intercâmbio na Índia

Dois estudantes do curso de Engenharia de Computação da Unoesc estão em Chennai, na Índia, para um intercâmbio no Vellore Institute of Technology (VIT)

Amanda Haiduk concluiu a Graduação no campus de Chapecó e vai colar grau no mês de abril, enquanto que Wesley Dalpiva cursa a sétima fase no campus de Joaçaba.

De 6 a 9 de março, eles participaram do “Vibrance’24”. Um dos destaques do evento foi o “Future Forge: Unravaling the Industrialization 4.0 With AI Debate”, que promoveu debates sobre a Inteligência Artificial (IA). Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, a favor e contra a IA, com a tarefa de argumentar sobre os benefícios da ferramenta para a humanidade e sobre as consequências do avanço descontrolado.

— Estava no grupo contra a IA e, diante das ideias apresentadas, fui o segundo colocado na premiação individual, sendo contemplado com 3 mil rúpias indianas. O coordenador do evento definiu como vencedor o grupo pró IA, pois é uma tecnologia que não devemos tentar silenciar e ainda temos tempo de criá-la da melhor forma. Segundo ele, dependendo da evolução, essa opinião pode ser diferente em um ou dois anos — ressalta Wesley.

Até o dia 24 de março, os estudantes também integram o Programa de Certificação de Curto Prazo com cursos intensivos em AI & Machine Language (Inteligência Artificial e Linguagem de Máquina), Embedded System Design (Projeto de Sistema Embarcado) e IoT (Projeto de Internet das Coisas).

Os cursos e os demais custos da viagem, como passagens aéreas, hospedagem e alimentação, foram viabilizados pelo VIT. A Unoesc mantém convênio com a universidade indiana há dois anos e, desde então, firma importantes parcerias. Em 2022, três estudantes do curso de Engenharia Elétrica também realizaram intercâmbio no VIT, em Vellore. Já em 2023, a coordenadora geral de Relações Internacionais, professora Nicole Stivaletta, ministrou palestras na instituição. Ainda são organizadas aulas conjuntas on-line.

— Estamos orgulhosos dos nossos alunos, que aceitaram o desafio e foram em busca de novos aprendizados. A oportunidade surgiu de última hora, mas Amanda e Wesley já falavam Inglês, tinham ótimas notas e passaportes prontos. Isso fortalece ainda mais o relacionamento entre as universidades e a importância da atividade para a transformação dos estudantes, cumprindo com o objetivo da Unoesc e da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais — enaltece a professora Nicole Stivaletta.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore