Nos dias de hoje, com toda a insegurança financeira, política e fiscal no Brasil, nada melhor para qualquer empresa, de qualquer porte, do que ter um “pé no mercado externo”.
E quando digo “um pé”, não significa que seja necessário um departamento especializado, a contratação de mais 10 colaboradores, cursos infinitos e anos de aprendizado.
Essa linguagem figurativa de ‘um pé’ também nos lembra uma questão de saúde (física), pois se permanecermos sentados por períodos prolongados de tempo, sem interrupções, faz um mal enorme ao nosso corpo (ou empresa) no longo prazo.
Por isso, nós da SCL Contrade, em parceria com empresas no exterior, não estamos apenas colocando um pé na água, mas fazendo as empresas micro, pequenas e médias da nossa região ficarem de pé, colocarem o pé na água e tratarem da saúde financeira de suas empresas, acessando esse mercado tão grande e promissor que é o comércio exterior.
Dito isso, a grande questão para o leitor que é um micro, pequeno ou médio empresário, e que de certa forma já entende que exportar é preciso, é a dúvida que fica: por onde começar?
A verdade é que o começo se dá de forma muito simples: tendo interesse em crescer e expandir os horizontes. Tendo esse sentimento legítimo, aí vem a segunda parte: informação.
O empresário deverá buscar o máximo de informação e esboçar um plano de negócio que trace o caminho para esse próximo passo, no qual envolve entender as oportunidades, mercados, processos, custos operacionais e preço de venda.
A princípio, pode parecer complicado, mas com vontade, disciplina e suporte profissional, as empresas podem se surpreender com os resultados.
Há mais de 10 anos, nós da SCL Contrade temos ajudado as empresas da região a exportarem e importarem produtos que ajudam em seu portfólio, custo fabril, ou até mesmo em sua proteção de mercado (vendendo em dólares ou Euros), fazendo sua pizza de faturamento ter pelo menos uma fatia em moeda estrangeira.
Temos a certeza de que toda empresa que queira exportar seus produtos, seguindo uma “receita” de forma estruturada e profissional, pode não só colocar o pé na água, mas quem sabe nadar de corpo inteiro em poucos anos.
No famoso slogan do Comércio Exterior que diz, “exportar é o que importa”, mais do que isso, proteger sua empresa, patrimônio e expandir o seu negócio é o que realmente importa; e se isso significa estar com os pés no Comércio Exterior, então vamos exportar!
Escrito por Liandra De Marco
CEO da SCL CONTRADE
Escrito por Liandra De Marco
CEO da SCL CONTRADE
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