fbpx

Floripa Conecta dá a largada com objetivo de mostrar “face criativa” da capital catarinense

Serão mais de 160 eventos que exploram o potencial da Nova Economia na cidade, da tecnologia ao turismo e criatividade. Confira alguns eventos-destaque na área de inovação. Foto: Floripa Conecta 2022

(crédito: Gabriel Vanin)

O mês de agosto é, historicamente, o mais fraco em movimentação turística e econômica em Florianópolis. Nos últimos anos, porém, é neste período que a capital catarinense recebe uma enxurrada de eventos e encontros focados na “nova matriz” de negócios da cidade: inovação, tecnologia, economia criativa, turismo e gastronomia. O resultado desse caldo é o Floripa Conecta (FC), um coletivo de eventos – neste ano são mais de 160! – realizados do início ao final do mês e que dá a largada nesta terça (01.08), em encontro no Centro de Inovação ACATE Downtown. 

A iniciativa começou em 2019, com a união das principais entidades associativas e de governos (estadual e municipal) para “abraçar” uma programação distinta, que ajude a fortalecer a marca de “cidade criativa e inovadora”, nos moldes como Austin (Texas) faz desde a década de 1980 com o South By Southwest (que começou pequeno e hoje atrai 400 mil pessoas para festivais de cinema, tecnologia e música). 

O primeiro grande evento setorial do Conecta em 2023 é o Inova+Ação, na quinta (03), realizado pela CDL de Florianópolis – uma das entidades empresariais locais que esteve na gênese do FC, ao lado de ACATE, ACIF, Sebrae, Fundação CERTI, Abrasel e outras. Ao todo, serão 10 horas ininterruptas de palestras, mentorias e painéis com mais de 15 palestrantes, além de uma Feira de Negócios com startups e pequenas empresas. 

No dia 12, as crianças serão apresentadas ao mundo tech no encontro Robótica no Parque, voltado para crianças de 6 a 8 anos, no Campeche. O evento quer estimular o pensamento lógico e criativo por meio da robótica educacional, incentivando as crianças a pensar de forma sistêmica para resolver problemas.

O Startup Summit, evento que abriu o Floripa Conecta em 2022, continua sendo o grande headliner da programação de agosto na capital catarinense, com perspectiva de reunir 10 mil pessoas – mas desta vez entre os dias 23 e 25, também no Centrosul. O evento, realizado pelo Sebrae Nacional, ACATE e ACIF, cresceu tanto que, mesmo com a expectativa de receber um público 40% maior do que no ano passado, teve os ingressos presenciais esgotados 45 dias antes da abertura. 

Ainda que palestrantes de renome internacional – como o “papa” da metodologia de startups Eric Ries (autor do best-seller A Startup Enxuta) – atraiam um grande público, é o potencial de conexões e networking entre empreendedores, investidores e outros profissionais envolvidos no ecossistema tech, que faz o evento ser imperdível para negócios e relacionamento. Quem quiser ao menos acompanhar o evento online, e gratuitamente, pode se inscrever neste link.

Para quem quer entender, além das jornadas empreendedoras de sucesso, os fracassos e as “lições aprendidas”, a pedida é o Foda-se Night Summit, um evento independente e descontraído que acontece no dia 22 de agosto (inscrições aqui) e que vai reunir casos reais de quem encarou percalços e derrotas (quem nunca?) que quase nunca são compartilhados com outros empreendedores.   

QUER SABER COMO O FLORIPA CONECTA COMEÇOU? CONFIRA AQUI A TRAJETÓRIA CONTADA PELO SC INOVA

No dia 30, penúltimo dia do Floripa Conecta 2023, é a vez da Noite dos Dados, evento que tem o propósito de celebrar a cultura de dados, a comunidade de profissionais do setor e fomentar o conhecimento analíticos em empresas e no ecossistema de tecnologia. No mesmo dia, na ACIF, ocorre o Workshop – Quer ser encontrado na internet, que ajuda profissionais e empresários a serem relevantes na internet e superar os seus concorrentes nos sites de busca.

Na programação ainda estão eventos para quem deseja ingressar na área de TI, sobre inovçaão no mercado financeiro, Café com Google, entre outras ações que vão ocorrer na ACATE Downtown e no Centro de Inovação ACATE. Confira a programação completa no site www.floripaconecta.com.br

FLORIPA CONECTA 2023

De 1º a 31 de agosto de 2023, em Florianópolis, Santa Catarina.
Site: floripaconecta.com.br
Instagram: @floripa.conecta

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore