fbpx

Fundação CERTI celebra 40 anos com paineis sobre futuro da inovação em SC e no país

Evento nesta quinta (31), em Florianópolis, marca a atuação do hub tech pioneiro no estado – e que ajudou a consolidar a cidade como um polo de novos negócios

equipeCERTI
Foto: Divulgação

Fundação CERTI, hub de tecnologia pioneiro em Santa Catarina, celebra seus 40 anos de trajetória nesta semana com uma série de paineis com especialistas e autoridades do setor que irão destacar rumos, desafios e oportunidades para o desenvolvimento da inovação no estado e no país. O evento acontece na quinta (31), a partir das 14h, no auditório da ACATE, em Florianópolis – a entrada é gratuita e os nteressados podem se inscrever pelo link https://bit.ly/painel-inovacao.

Na véspera, nesta quarta (30), a CERTI será homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em reconhecimento à sua contribuição para a economia e inovação catarinense.

“Conhecer a história é um passo de suma importância para projetar o futuro. E resgatando a trajetória destes 40 anos como referência em projetos de inovação, pretendemos trazer como foco central do encontro o debate sobre os rumos da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo”, destaca Erich Muschellack, superintendente geral da CERTI e um dos palestrantes.

O evento desta quinta tem abertura conduzida por Guilherme Ary Plonski, professor sênior da USP e membro do Conselho de Curadores da Fundação CERTI. Na sequência, Henrique de Oliveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, abordará o tema principal do evento: “Rumos da inovação no ambiente competitivo atual”.

Marcelo Fett, secretário da SCTI, discutirá os desafios enfrentados na promoção da inovação. Logo depois, Jacques Mick, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, falará sobre o papel estruturante da academia nesse processo. Fabrizio Pereira, diretor executivo da FIESC/SENAI/SESI, destacará as demandas e expectativas da indústria, e Iomani Engelmann Gomes, presidente do Conselho Deliberativo da ACATE, vai abordar o papel das empresas de tecnologia.

O evento contará também com a participação de Erich Muschellack, superintendente geral da CERTI, que abordará a contribuição ecossistêmica das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). A programação se encerra com um debate aberto ao público.

Desde meados da década de 1980, muito antes de Florianópolis se estabelecer como um polo de tecnologia (e ser reconhecida como “capital nacional de startups”, um termo que se popularizou nos anos 2010), a Fundação consolidou-se como referência nacional em áreas estratégicas, como indústria 4.0, transformação digital, mecatrônica, energia sustentável, mobilidade elétrica, bioeconomia e empreendedorismo inovador. 

A CERTI foi pioneira ao criar o CELTA, a primeira incubadora de empresas de base tecnológica do Brasil. Além disso, desenvolveu programas como o Sinapse da Inovação, Centelha e InovAtiva Brasil, que oferecem suporte desde a concepção até a gestão de empresas inovadoras.Entre outras iniciativas recentes, destacam-se a Jornada Amazônia, que promove a bioeconomia, e o CitzTech, programa de aceleração para startups focadas em cidadania.

Fonte: Redação SC Inova, com informações da Assessoria da Certi

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore