A Hyundai revelou o conceito de veículo elétrico movido a hidrogênio com a nova linguagem visual da montadora sul-coreana. O INITIUM vai ser apresentado ao público no Los Angeles Auto Show e no Auto Guangzhou em novembro, e a produção está prevista para começar no primeiro semestre de 2025.
O novo modelo foi batizado com a palavra latina que significa “começo” ou “primeiro” e, segundo a empresa, representa o pioneirismo da Hyundai no compromisso de “desenvolver uma sociedade de hidrogênio”.
O primeiro projeto da companhia no segmento começou em 2005, fazendo com que se tornasse a primeira montadora do mundo a produzir em massa FCEVs movidos a hidrogênio a partir de 2018.
“O compromisso claro e inabalável da Hyundai Motor com o hidrogênio nos últimos 27 anos está enraizado em nossa crença em seu potencial como uma fonte de energia limpa, acessível e, portanto, justa para todos”, disse Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.
A nova linguagem de design “Art of Steel” busca criar uma imagem de um SUV sólido e seguro, segundo a montadora. “A estética distinta integra perfeitamente a funcionalidade da vida na cidade com a capacidade de aventura ao ar livre”, define a Hyundai.
O desenvolvimento da nova linha teve três pilares: maior autonomia e desempenho; interior espaçoso; e recursos exclusivos de conveniência e segurança.
A instalação de rodas aerodinâmicas que reduzem o arrasto em pneus de baixa resistência ao rolamento contribuem para a autonomia de 650 quilômetros entre abastecimentos.
A empresa também aumentou a saída da pilha e melhorou a capacidade da bateria, permitindo uma saída de motor elétrico de até 150 kW.
Além disso, a célula de combustível de hidrogênio do INITIUM fornece eletricidade sem emitir poluentes. “Essa eletricidade pode ser usada para alimentar e carregar vários eletrodomésticos e dispositivos pessoais em uma tomada doméstica de 220 V”, explica a empresa.
Internamente, a Hyundai priorizou a versatilidade de um SUV familiar com amplo espaço de convivência para passageiros da segunda fileira, com grande ângulo de inclinação dos encostos.
Fonte: Olhar Digital / Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.