Cerca de 400 pessoas participaram do Varejo Tech Day 2025, evento que reuniu líderes do varejo, empreendedores, investidores e representantes do setor público em Florianópolis, na última quinta-feira (24). A programação foi marcada por reflexões sobre como as marcas podem, e devem, humanizar o relacionamento com seus clientes em meio ao avanço da inteligência artificial (IA). Com foco em inovação e tecnologia aplicada ao varejo brasileiro, o encontro gerou conexões estratégicas e oportunidades reais de negócios, reafirmando o papel de Santa Catarina como um dos polos mais promissores do país.
O Diretor Gabriel Fernandes, da Vertical Varejo da ACATE, grupo de empresas de tecnologia que atuam no segmento, deu às boas-vindas ao público e reforçou o propósito da iniciativa: “O Varejo Tech Day tem o propósito de impactar as pessoas para que elas possam inovar e gerar resultados a partir do que elas viram no evento ou com quem elas conheceram aqui”.
O Vice-Presidente da ACATE, Walmoli Gerber Jr., também participou da abertura e destacou que o evento é uma iniciativa que cresce a cada ano e de forma paralela ao desenvolvimento do setor de tecnologia catarinense, atraindo o interesse de empresas e investidores do Brasil e do mundo. Pessoas de toda a região Sul do país, além dos estados do Amazonas, Minas Gerais e São Paulo, estiveram presentes em Florianópolis na quarta edição do Varejo Tech Day.
Representando o Governo de Santa Catarina, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgar Usuy, esteve presente e enfatizou a importância de eventos como o Varejo Tech Day para impulsionar o ecossistema de inovação. Ele ressaltou as ações do governo estadual voltadas ao fortalecimento da economia digital e à criação de um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao varejo.
A programação do encontro iniciou com um almoço exclusivo para participantes VIP, palestrantes e convidados – o momento foi ideal para troca de ideias, fortalecimento de conexões e geração de novas oportunidades. Durante a tarde, a rodada de negócios Matchmaking aproximou empresas de tecnologia a potenciais investidores e clientes – ao todo, participaram 34 players, entre eles os patrocinadores dessa edição: Algar Telecom; Almeida Junior; Grupo Panvel; APAS (Associação Paulista de Supermercados); Fort Atacadista; Dell Technologies; Zanthus; Gertec; Silva, Santana & Teston Advogados; Fluid; Magazord; Opens; Instivo; e Inside The Box.
À noite, o Varejo Show, programação de palestras e painéis do evento, lotou o lounge do CIA Primavera e reuniu nomes de peso do varejo e da inovação. Subiram ao palco palestrantes de destaque nacional, como Danni Suzuki, além de líderes de grandes marcas e plataformas como iFood, Mercado Livre, Casas Bahia e Salesforce. A seguir, confira os principais destaques do conteúdo apresentado no Varejo Show.
Ao final do evento, foi realizado um happy-hour, com música ao vivo, animado por Moriel Costa, vocalista da banda Dazaranha – o qual também apresentou, no início do encontro, um stand-up com seu personagem “Darci”, valorizando a cultura de Florianópolis.
O Varejo Tech Day 2025 reforçou seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Em parceria com a Carbon Free, o evento compensou cinco toneladas de carbono, volume estimado das emissões geradas durante sua realização, contribuindo para um impacto ambiental consciente e positivo. Os créditos de carbono serão utilizados para apoiar projetos de manutenção da floresta amazônica e proteção de águas na região da Grande Florianópolis. Além disso, o valor arrecadado com a venda de ingressos para o Varejo Show foi revertido para apoiar o Prototipando a Quebrada – projeto de educação tecnológica para jovens realizado em espaços de sensibilidade social da capital catarinense.
A programação de painéis e palestras do Varejo Tech Day 2025 foi aberta por Marcos Rabello, diretor de Vendas de PCs Corporativos da Dell na América Latina, que contextualizou a IA na atualidade. Ele destacou que a evolução recente da tecnologia se compara a grandes marcos históricos como a revolução industrial e a popularização da internet. Em relação ao futuro, Rabello ressaltou que a IA se encaminha para sua terceira geração, quando os PCs serão protagonistas com a utilização do processador NPU (Unidade de Processamento Neural) – que tem arquitetura semelhante à rede neural de um cérebro humano, além de se consolidarem como itens essenciais para a performance de negócios.
A utilização prática da IA no Varejo foi abordada por Cinthia Ruiz, head de Design da Casas Bahia, e Ari Zanuto, vice-presidente da Salesforce na América Latina. Ruiz explicou que a tecnologia está conectada ao e-commerce e às lojas físicas: “Hoje, o cliente é multi e omnichanel. Ele está transitando em múltiplos canais, tem perfis diferentes e expectativas diversas. O mesmo que está online também vai à loja. Outro desafio é que a jornada de compra não é mais linear, pois o cliente pesquisa a concorrência e acessa os múltiplos canais”
A head de Design também detalhou aplicações das Casas Bahia que usam IA, como:
– Vendedor on-line;
– Ferramenta de leads baseada em advanced analytics;
– Assistentes de vendas e para suporte a clientes em tempo real;
– Ferramenta de hiperpersonalização;
– Resposta a dúvidas de clientes de forma inteligente;
– Monitoramento de redes sociais;
– Categorização de comentários de clientes com algoritmo;
De acordo com Ruiz, a utilização da IA pela varejista gerou resultados positivos constatados, inclusive, em pesquisa com clientes reais, entre eles: o aumento de conversão, engajamento e satisfação; a redução de atrito na jornada; e o equilíbrio entre automação e empatia.
Já o vice-presidente da Salesforce na América Latina alertou sobre a importância das empresas varejistas garantirem a proteção e a qualidade de seus dados para o aproveitamento máximo da IA.
Além das palestras, um dos painéis do evento foi dedicado à inovação no varejo e como o processo de implementar novidades no mercado gera impacto e possibilita a escala de negócios. Participaram do bate-papo executivos e profissionais de empresas de tecnologia que atuam para auxiliar varejistas a inovarem. Entre os painelistas, o CRO da Opens Douglas Conrad destacou que o resultado buscado com a inovação e o uso de tecnologias deve ser a felicidade dos clientes.
Outro painel do Varejo Tech Day 2025, com a participação de representantes do Fort Atacadista, Almeida Junior, Apas, Algar teve como foco as transformações no comportamento dos clientes ao passo que as tecnologias evoluem. “O consumidor está mudando a cada seis meses porque surgem novas ferramentas, as quais são incorporadas no seu dia a dia de forma muito natural. Então, exige-se que as empresas, principalmente as varejistas, sempre busquem atrair os consumidores e acompanhem as demandas, utilizando as tecnologias para corresponder às expectativas dos clientes”, relatou Rogério Alves, diretor de Marketing do Grupo Almeida Júnior. Uma oportunidade compartilhada pelos painelistas para atualização em relação às tendências de mercado foi a aproximação das varejistas aos ecossistemas de inovação e de startups, por exemplo, em programas como as Verticais de Negócios e o LinkLab da ACATE, além de iniciativas próprias das companhias.
Passaram também pelo palco do evento André Santos, embaixador do Mercado Livre no Brasil, e Murilo Massari, diretor comercial de Marketplace no iFood. Ambos compartilharam destaques do desenvolvimento das duas empresas até se tornarem referências no varejo brasileiro, formando ecossistemas que englobam diversos serviços e negócios tecnológicos.
Por fim, a atriz, escritora, apresentadora e produtora Danni Suzuki apresentou a palestra que encerrou o Varejo Tech Day 2025. Ela abordou a importância da comunicação humanizada em tempos de IA e hiperconexão. “Hoje, com a tecnologia estamos diante de múltiplos mundos, de pessoas diferentes, de outras culturas e que tem perspectivas diversas. […] A tecnologia não só faz parte nossa vida, ela molda nossos valores e comportamento.” Suzuki também defendeu que os seres humanos possuem capacidades criativas e de inovação individuais e que as máquinas devem ser utilizadas a serviço das pessoas.
A Vertical Varejo é composta por mais de 180 empresas que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas para o varejo. No grupo há soluções para: melhora da experiência dentro de loja, fidelidade do cliente, gestão de loja, recomendações e avaliações, plataformas e ferramentas, marketing e CRM, meios de pagamentos, promoções e recompensas, logística, além de IoT, Big Data e novas tecnologias. Saiba mais sobre Vertical e faça parte!
Fonte: ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.