II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa começa nesta terça, em Chapecó

O evento acontece no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e promete reunir mais de 500 pessoas, entre produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio

agricultura regenerativa 2

De 5 a 7 de agosto Chapecó sedia o II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa, promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina e com a Prefeitura de Chapecó. O evento acontece no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e promete reunir mais de 500 pessoas, entre produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio.

A abertura oficial será conduzida pelo presidente da Epagri, Dirceu Leite, que vai destacar como os princípios da agricultura regenerativa têm contribuído para a sucessão familiar no campo, garantindo que as propriedades rurais permaneçam produtivas e sustentáveis entre gerações. Após sua fala haverá relato de jovens contando suas experiências de protagonismo na agricultura regenerativa.

O que é agricultura regenerativa

A agricultura regenerativa é uma abordagem inovadora que busca melhorar os ecossistemas agrícolas por meio da aplicação de boas práticas agropecuárias para um melhor equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente.

alessio agricultura regenertiva graos
Os participantes do encontro poderão vivenciar modelos reais de agricultura regenerativa em um dia de campo no município de Faxinal dos Guedes (Fotos: Divulgação/Epagri)

Uma das principais características é o foco na saúde do solo: a agricultura regenerativa busca promover a fertilidade com a adoção de práticas como cobertura do solo, rotação de culturas, plantio direto e compostagem. Esse modo de produção oferece mais resistência e proteção contra pragas, doenças e condições climáticas adversas, sem, no entanto, causar danos à biodiversidade.

A proposta também busca tornar a pecuária mais sustentável, estimulando práticas como o pastejo rotacionado, em que os animais são movidos de uma área para outra, permitindo a recuperação do solo e evitando a superexploração de determinadas áreas.        

Programação do evento

Durante três dias, o encontro em Chapecó vai abordar pautas estruturantes para a transição agroecológica sustentável. Dentre eles estão a sucessão na sustentabilidade, a agricultura regenerativa aplicada, a transição agroecológica na pecuária, o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), e o potencial e desafios do carbono na agricultura.

1o encontro agricultura regenerativa
A exemplo da primeira edição, em 2023, o evento promete reunir produtores, técnicos, pesquisadores e agentes do agronegócio

Além de palestras, o encontro terá um dia de campo na Fazenda Banhado Verde, em Faxinal dos Guedes (SC).  Este evento será dia no dia 7 de agosto, na propriedade da família Aléssio. Lá, os participantes poderão vivenciar modelos reais de agricultura regenerativa e observar práticas em pleno funcionamento.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site oficial do evento: www.oagroregenera.com.br.

Serviço

  • O quê: II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa
  • Quando: 5 a 7 de agosto
  • Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, Chapecó, SC
  • Inscrições e programação: www.oagroregenera.com.br

Fonte: Economia SC /Esdras Moreira – CEO da Introduce.

Compartilhe este conteúdo
B0DCF6

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore