fbpx

Luzerna está entre as 10 cidades mais sustentáveis do Brasil

Dado foi divulgado pelo instituto de dados sustentáveis

Luzerna, no Oeste de Santa Catarina, é destaque em levantamento nacional — Foto: Prefeitura de Luzerna/Divulgação

Luzerna, no Oeste de Santa Catarina, está entre as 10 das cidades brasileiras com melhor Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), segundo o Instituto Cidades Sustentáveis. De acordo com o indicador divulgado no domingo (6), o município tem a 8ª melhor pontuação (veja a lista abaixo).

O IDCS monitora 100 indicadores sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desenhados em 2015 como metas globais para 2030. Entre os objetivos, a iniciativa quer erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade, proteger o meio ambiente e o clima.

O ranking geral do país concentra no top 10 oito cidades do estado de São Paulo: a primeira delas é o município de São Caetano do Sul, no entorno da capital paulista, com 63,42 pontos.

Com 5.794 habitantes, Luzerna tem área de 118.382 km e fica em meio a vales e planaltos. O município conta atrações para amantes da natureza e ecoturismo, como cachoeiras e outras paisagens. O Museu Frei Miguel, também pode ser visitado e possui acervo de mais de 300 peças.

Cachoeira em Luzerna, cidade de Santa Catarina — Foto: Prefeitura de Luzerna

Segundo o instituto, a cidade catarinense foi destaque nos indicadores referentes ao ODS de paz e justiça, como a baixa taxa de homicídio. Cabe evolução, no entanto, quanto ao objetivo de proteção da vida terrestre, por exemplo, já que o município tem pontuação considerada baixa no que se refere às taxas de áreas florestadas.

O município somou na pontuação geral 62,21, e está classificado em ‘alto’ no nível de desenvolvimento sustentável.

As cidades de SC no ranking de desenvolvimento sustentável

Posição geralCidade
São Caetano do SulSP
JumirimSP
São Bento do SapucaíSP
Bragança PaulistaSP
TaguaíSP
Santa Rita do SapucaíMG
PedreiraSP
LuzernaSC
JundiaíSP
VinhedoSP

Fonte: Por Caroline Borges, g1 SC

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore