Os fortes temporais registrados nos últimos dias no Rio Grande do Sul foram acompanhados por enormes pedras de granizo. Mas uma em especial chamou a atenção. De acordo com a Climatempo Meteorologia, um pedaço de gelo com quase 15 centímetros de diâmetro caiu em Bagé, na Região da Campanha, na fronteira com o Uruguai.
Os meteorologistas explicam que a enorme pedra de granizo que caiu em Bagé foi formada durante uma tempestade supercelular (eventos eletricamente mais ativos do que as tempestades isoladas com uma única célula ou multicelulares) que se originou no Uruguai e seguiu em direção ao Sul do Brasil.
Esse tipo de tempestade, intensa e rotatória, é capaz de produzir granizos de grandes proporções. Não por acaso, na mesma data, foi identificada também uma pedra de gelo de 7 centímetros em Piratini, no sul do estado gaúcho.
A formação do granizo ocorre dentro de nuvens de tempestade chamadas cumulonimbus. Nelas, as correntes de ar são tão intensas que levam gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem.
Essas pedras de gelo, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais para serem sustentadas. O tamanho da pedra de granizo depende diretamente da força dessas correntes de ar.
Fonte: Olhar Digital / Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Ascenda Digital Mídia LTDA.