fbpx

Mentoria “Visão Cosmopolita” e a formação de um pensamento global

O mundo de hoje

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, onde incessantemente buscam-se oportunidades além das fronteiras, sejam buscando produtos, novos mercados, fornecedores, parceiros e até mesmo investidores.

Além disso também notamos um incremento do movimento global de pessoas, sejam turistas, fazendo networks internacionais, gestores, expatriados em busca de novos projetos, imigrantes ou refugiados.

Dessa forma há a necessidade de se adequar a essa realidade, ainda mais em um mundo cada vez mais conectado e que exige influenciar pessoas diferentes de nós.

A mentoria “visão cosmopolita’’ fora criada com o intuito de ajudar a disseminar o pensamento e a ação global, facilitada pela forma personalizada para cada caso.  Abrangendo três áreas, a mentoria visa contribuir de forma que os interessados mudem a forma como elas leem o mundo.

Negócios globais

Compreender os negócios globais são fundamentais na escolha das melhores estratégias para inserção no mercado internacional. Vivemos em um mundo onde há uma grande pressão dos concorrentes e dos consumidores, estes, ávidos por novidades e com as facilidades a acessar produtos e serviços do mundo todo em poucos cliques. Competimos em um mundo global e ter uma visão holística dos negócios internacionais e as melhores práticas para cada etapa do planejamento e inserção no mercado escolhido é fundamental.

As maiores dificuldades compreendem da complexidade e pluralidade dos diversos mercados existentes. Saber se a empresa está efetivamente preparada para o mercado internacional é apenas o começo. Outras questões também podem ser levantadas, como para qual mercado ir ou de que forma ingressar. Outrossim, questões como negociação internacional, promoção e como gerir equipes multiculturais são igualmente desafiadoras.

 A mentoria ajudará a entender como fazer negócios em diversas partes do mundo. Além disso auxiliará com as principais metodologias para a escolha e seleção de mercado, assim como as vantagens e desvantagens da forma de ingresso. Ademais, serão conhecidas as estratégias para expandir globalmente, aliando os meios online e tradicionais.

Uma microempresária do interior catarinense desenvolveu uma linha de moda e acessórios baseadas na tropicalidade brasileira. Após realização de uma mentoria e definido o foco no mercado europeu, iniciou-se o projeto usando marketplaces nichados na França. As vendas se iniciaram e foram de vento em popa, fazendo com que a empresária adaptasse seu website em língua francesa e focasse a maioria de suas postagens nas redes sociais para o mercado-alvo. Não demorou muito para que a visibilidade chamasse a atenção de agentes e representantes interessados na marca. Após um bom tempo de negociações, foi selecionado o parceiro domiciliado em Nice, sul da França, cujas vendas já foram feitas em países francófonos vizinhos, como Bélgica e Suíça. A pretensão é que em breve a marca que iniciara pequena e doméstica, participe de sua primeira feira internacional no setor.

Desta forma o mentorado terá uma visão holística dos negócios internacionais e as melhores práticas para cada etapa do planejamento e inserção no mercado escolhido.

Culturas

A cultura pode ser definida como os conhecimentos adquiridos que as pessoas usam para interpretar a experiência e gerar comportamento social. Esse conhecimento forma valores, cria atitudes e influenciam o comportamento.

O desconhecimento dos costumes do outro lado pode ocasionar um choque cultural, provocando conflitos e mal-entendidos. Outro desafio é que gera dificuldade de interação e comportamento frente à outras culturas. A frustração de não entender o outro pode prejudicar o convívio, além que muitas vezes contribui para a construção de estereótipos, racismo e até mesmo xenofobia.

As instruções contribuirão para aumentar o conhecimento cultural dos interessados, assim como desenvolver a inteligência cultural de cada um. Entender a cultura local influencia na busca da melhor estratégia de entender as pessoas e se comunicar, esta, chave para entendimento mútuo e construção de confiança.

Certa vez um CEO londrino aguardando seu potencial cliente árabe, esbravejava sobre a falta de consideração e de pontualidade, alegando que já se passara muito tempo do horário combinado e não recebera nem ao menos uma satisfação. No mundo árabe, o tempo pertence à Allah, e somente ele tem o controle. Cabe destacar também que não se deve ir direto aos negócios no mundo árabe, dedicando bastante tempo à tópicos como clima, família, país de origem etc. Da próxima vez cabe ao empresário britânico deixar uma margem estratégica de tempo e aguardar que o acontecimento ocorra, se for da vontade de Alá. Inshallah!

O propósito é de contribuir com o desenvolvimento intercultural do interessado, munindo de informações que auxiliem na compreensão de determinada cultura, e a melhor forma de se comunicar com indivíduos desse grupo.

Relações Internacionais

O mundo atual é muito complexo e dinâmico, exigindo cada vez mais análises que contribuam para as melhores decisões. Saber interpretar os principais eventos e as dinâmicas globais é importante para lidar com consequências afetam diretamente e indiretamente a todos.

Entretanto, muitas informações são deturpadas por ideologias e interesses partidários, que contribuirão para uma visão parcial e/ou errônea dos fatos. Outrossim, é imprescindível manter-se atualizado, cujos eventos se conectam em diversas áreas, como política, econômica, social entre outras.

A orientação ajudará na análise dos principais acontecimentos mundiais e na elaboração dos cenários em decorrência do fato. É importante salientar que sempre será feita a leitura dos interesses em jogo das partes envolvidas, assim como as principais consequências.

Em 24 de fevereiro de 2022 a Federação Russa invade a vizinha Ucrânia, em uma guerra que se estende até os dias de hoje. Após tempo de conflito, os Estados Unidos aplicaram sanções contra o país invasor, cuja ação impactou em diversos negócios pelo mundo. O Brasil por exemplo, na época tinha uma dependência de cerca de 75% dos fertilizantes russos, cujo uso era muito consumido na agricultura. Como é sabido, com a escassez da vinda desses produtos, pressionaram os preços do milho e da soja, estes, indispensáveis para a pecuária (ração dos animais). Ademais, o país invadido é um dos maiores produtores de cereais do mundo e a guerra contribuiu para o aumento da cotação, inclusive aqui no Brasil. Hoje em dia as relações internacionais demonstram a conexão entre os vários países do mundo, exigindo de cada um a capacidade de leitura dos acontecimentos e suas consequências.

Ademais assuntos de geopolítica e atualidades mundiais, com ênfase para a região escolhida pelo mentorado, serão analisadas e explicadas, auxiliando na compreensão das oportunidades e desafios para o planejamento dos negócios.

Conclusão

A complexidade do planeta e as mudanças que são cada vez mais rápidas, exigem que todos mantenham-se atualizados e em decorrência disso, tomem as melhores decisões baseadas nas análises feitas. Eis a importância de conhecer as atualidades e a intrínseca consequência para os envolvidos e ao mundo de cada acontecimento.

O mundo globalizado não tem mais volta, não há como barrar o intenso fluxo de pessoas, a busca pelas empresas em soluções mundo afora, além de mudar suas operações de cadeia global de valor. Sendo assim, é imprescindível conviver com a diversidade de culturas, que se compreendida, pode ser uma enorme fonte de inovação, ideias e vantagens competitivas.

Com a mentoria “visão cosmopolita” a pessoa ficará capacitada na busca de novas oportunidades de negócios mundo afora, assim como fortalecer seus relacionamentos em ambientes multiculturais.

Compartilhe este conteúdo

Escrito por Leonardo Dariva

Relações Internacionais

Conteúdos Relacionados

Siga a Ascenda Digital

 

Escrito por Leonardo Dariva

Relações Internacionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore